Dengue tem progressão lenta em Campinas

 

 

A Secretaria da Saúde de Campinas recebeu, na última terça-feira (16 de maio), comunicado da Sucen (Superintendência do Controle de Endemias) que informa que a cidade é o único município paulista - com registros de casos autóctones de dengue - que não registrou crescimento geométrico da epidemia de dengue.

O controle da epidemia se deve às ações desencadeadas pela Secretaria que inclui vigilância constante e notificação de todos os casos suspeitos da doença, intervenção ambiental ecológica, limpeza e conservação da cidade. Além disso, a Secretaria já está se preparando para dar continuidade a este trabalho no período dos meses frios. A estratégia tem o objetivo de conseguir que no próximo verão haja um nível muito menor de infestação do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti .

As experiências de Campinas serão discutidas do próximo dia 23 em evento que vai rever as estratégias do combate à dengue no Estado. O evento reúne representantes de cidades paulistas de médio e grande porte e o superintendente da Sucen (Superintendência do Controle de Endemias), o médico Luiz Jacintho da Silva.

Exames do Instituto Adolfo Lutz, divulgados na última terça-feira, apontam que Campinas acumula desde o início deste ano 411 casos de dengue. Do total, 343 são autóctones e 68 são importados. A Coordenadoria de Vigilância e Saúde Ambiental (Covisa), órgão da Secretaria Municipal de Saúde, notificou 3018 casos suspeitos da doença desde janeiro.  

 

Volta ao índice de notícias