Grupo propõe plano estadual para enfrentar a dengue

29/05/2001

Representantes de municípios paulistas de médio e grande porte, do Cosems (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde), do Instituto Adolfo Lutz, da Sucen (Superintendência do Controle de Endemias) e do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica Estadual) estiveram reunidos em Campinas na última semana para discutir estratégias de combate à dengue no Estado.

O grupo propôs formar uma câmara técnica para elaborar um plano estadual de controle do Aedes aegypti - mosquito transmissor da doença. A câmara será coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde e vai estar articulada com o Ministério da Saúde.

A dengue atingiu, neste ano, 146 municípios no Estado. Segundo o CVE, desde janeiro, foram confirmados 17.304 casos da doença. No ano passado, foram confirmados 3.520. Para a coordenadora estadual da Sucen (Superintendência do Controle de Endemias), Carmem Glasser, o aumento dos casos em relação ao ano passado se deve, em parte, à falta de investimentos em vigilância sanitária. O superintendente do órgão, Luiz Jacintho da Silva, afirma que é necessário envolver mais a população no combate à doença e detectar precocemente os casos.

O secretário de saúde de Campinas, Gastão Wagner de Sousa Campos, relatou na reunião a experiência do município, que não registrou crescimento geométrico da epidemia neste ano. Segundo ele, a intervenção mecânica nos criadouros – locais que acumulam água parada a e limpa e onde o mosquito se reproduz -, a manutenção da limpeza da cidade e a realização de campanhas junto à comunidade são imprescindíveis no enfrentamento da dengue.

“Além disso, é necessário um plano estadual, com articulação dos municípios, que estabeleça estratégias e metas para diminuir a infestação do Aedes aegypti”, diz. O secretário reafirma a importância de tratar da ecologia urbana e do papel do poder público e da população no combate à dengue. Gastão ainda propõe que os municípios promovam, durante todo ano, momentos de intensificação no enfrentamento da doença e estabeleçam metas como a redução do nível de infestação do mosquito a menos de 1%.

A Covisa (Coordenadoria de Vigilância e Saúde Ambiental), órgão da Secretaria de Saúde de  Campinas, notificou, desde janeiro deste ano, 3018 casos suspeitos de dengue. Deste total, foram confirmados 434, sendo 353 autóctones, 74 importados, além de sete casos que ainda estão em investigação. A dengue já atingiu 86 bairros de Campinas. O jardim Santa Lúcia, na região Sudoeste, é o local com o maior número de confirmações: 63.