Prefeitura suspende contrato com empresa que fornece alimentação para Mutirão da Cidadania

31/05/2001

A Prefeitura de Campinas suspendeu o contrato com a empresa Janet Andery, que fornece alimentação para 430 funcionários que integram a equipe do Mutirão da Cidadania. A medida foi adotada depois que a Vigilância da Secretaria da Saúde identificou um surto de toxiinfecção alimentar que pode ter sido ocasionado pela comida fornecida pela empresa. A suspensão será mantida pelo menos até que as equipes da Secretaria da Saúde concluam a investigação epidemiológica e apontem em que parte do processo pode ter acontecido a contaminação.

Em um levantamento preliminar, entre 181 pessoas que consumiram a refeição, 79 haviam apresentado sintomas leves como cólica e diarréia. Nenhum caso mais grave foi diagnosticado até o momento. Apenas três pessoas necessitaram de soro. Os pacientes não necessitaram de internação e foram liberados com indicações médicas como manter hidratação.

Os profissionais da Vigilância começaram, imediatamente, a investigação do caso. Amostras de fezes dos pacientes e da comida foram enviadas ao Instituto Adolfo Lutz. Resultados preliminares devem estar prontos em uma semana. A Vigilância também efetuou vistoria na empresa que fornece a refeição e está averiguando a procedência dos alimentos e a forma de transporte e distribuição da comida.

Todos os serviços de saúde do município foram comunicados sobre o surto para ficarem atentos a qualquer paciente que comparecesse aos postos com sintomas de toxiinfecção alimentar e que pudesse estar relacionado com o caso. A Vigilância também está investigando se o surto pode ter atingido outras pessoas além dos funcionários do Mutirão.

A direção da Coar (Coordenadoria das Administrações Regionais) deve definir entre hoje e amanhã de que maneira vai substituir a alimentação para os funcionários do Mutirão. Uma das possibilidades é fornecer vale-refeição.