Vigilância suspende produção de comida em escala industrial

31/05/2001

A Visa Leste (Vigilância em Saúde), órgão da Secretaria da Saúde de Campinas, suspendeu, na última quarta-feira (30), a produção de comida em escala industrial - fornecimento de marmitex - da empresa Janet Andery. A medida foi adotada porque a empresa não atende às exigências necessárias para atuar como cozinha industrial - quando produz comida em grande escala.

Os profissionais da Secretaria de Saúde vistoriaram a empresa depois da identificação de um surto de toxiinfecção alimentar que pode ter sido ocasionado pela refeição distribuída pela empresa na última terça-feira. A alimentação - que incluía arroz, feijão, polenta e frango ao molho - foi distribuída, inclusive, para parte dos 430 trabalhadores que atuam no Mutirão da Cidadania da Prefeitura de Campinas. A Secretaria ainda avalia se outras atividades desenvolvidas atualmente pela cozinha podem ser mantidas.

Até o início da tarde desta quinta-feira, a Secretaria identificou 96 pessoas que foram atingidas pelo surto. Os sintomas apresentados foram dor abdominal, cólica intestinal, diarréia, dor de cabeça e mal-estar. Nenhum dos pacientes teve manifestações mais graves que exigissem internação ou alguma outra intervenção médica. Todas as pessoas foram liberadas com orientações de como manter hidratação.

As pessoas que integram o Mutirão da Cidadania trabalharam durante meio período nesta quinta-feira e vão atuar dessa forma até que a Coar (Coordenadoria das Administrações Regionais) decida como vai fornecer a alimentação. O mais provável é que eles recebam vale refeição.

Campinas registrou seis surtos de toxiinfecção alimentar - A Covisa notificou, somente neste ano, seis surtos de doenças causadas por alimentos em Campinas. Os episódios atingiram, aproximadamente, 300 pessoas. No início de maio, a Secretaria da Saúde promoveu um curso de capacitação em investigação de doenças transmitidas por alimentos. O evento foi dirigido para os profissionais das vigilâncias em saúde do município.

Além de treinar os profissionais para identificar casos isolados ou surtos dessas doenças, o objetivo do curso era organizar um fluxo de informações para que a Secretaria possa identificar as ocorrências de doenças causadas por alimentos no município, avaliar sua dimensão e promover a divulgação para os serviços de saúde e para a população.

A doença de origem alimentar é causada pela ingestão de um alimento contaminado por um agente infeccioso específico – bactéria, vírus, parasita ou fungos - ou pela toxina por ele produzida. A Secretaria considera como surto de doença de origem alimentar a ocorrência de dois ou mais casos associados a um único alimento. A exceção é o botulismo, onde um só caso é considerado como surto.

De acordo com pesquisa do laboratório de Campinas do Instituto Adolfo Lutz, entre março de 99 e março de 2001, foram confirmados 84 surtos de doenças transmitidas por alimentos na região de Campinas. Nas ocorrências, foram identificados 92 alimentos contaminados. Na maioria dos casos – 29 -, o agente causador da doença foi a Salmonella enteritidis – bactéria que, na maioria das vezes, é contraída a partir do consumo de ovos ou de produtos à base de ovos.

Em segundo lugar, constam as doenças ocasionadas por alimentos contaminados por Staphylococcus aureus e depois as causadas por contaminação de Bacillus cereus. Segundo a pesquisa, pelo menos uma pessoa morreu em conseqüência dos surtos registrados na região. As ocorrências ainda ocasionaram centenas de internações e tratamentos, além de gastos com medicamentos e faltas ao trabalho.