Pessoas com 60 anos ou mais ainda têm até sexta-feira (10) para tomar a dose contra gripe

06/05/2002

A vacina é gratuita e os cidadãos podem aproveitar a oportunidade para atualizar a caderneta de vacinação

Termina na próxima sexta-feira (10 de maio), em Campinas, o prazo para que pessoas com 60 anos ou mais tomem a vacina contra a gripe, de graça. Portanto, a população nesta faixa etária deve procurar os Centros de Saúde até o final desta semana, quando serão oferecidas também doses contra difteria e tétano (dupla adulto), para os idosos ainda não vacinados, e contra pneumonia (anti-pneumocócica), para a população de risco elevado. As pessoas devem levar a carteira de vacinação. Aqueles que ainda não possuem o documento receberão uma caderneta no Centro de Saúde. A Prefeitura oferece informações sobre os locais onde tomar as doses através do telefone 156.

Entre 13 e 26 de abril, período estipulado pelo Ministério da Saúde como Campanha de vacinação para o idoso, a Prefeitura de Campinas vacinou 45.600 pessoas com 60 anos ou mais. De acordo com dados do IBGE, o município tem, atualmente, 95.004 cidadãos nesta faixa etária. A Secretaria Municipal de Saúde pretende vacinar 70% da população com 60 anos ou mais. No ano passado, a cobertura vacinal foi de 70% da população alvo da campanha.

A vacina não provoca gripe ou qualquer outra doença. Mesmo as pessoas que já foram vacinadas em anos anteriores devem repetir a dose porque, a cada ano, a vacina tem uma composição diferente para proteger contra os vírus que estão em circulação.