Inauguração do Caps Leste

07/05/2002

O Serviço de Saúde “Dr. Cândido Ferreira” e a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas inauguram no próximo dia 14 de maio, a partir das 14h, o Centro de Atenção Psicossocial “ESPERANÇA” – CAPS LESTE (Rua Artur de Freitas Leitão, 131, Nova Campinas – Campinas/SP). O novo serviço é um equipamento substitutivo aos modos de cuidar em saúde mental, que vem sendo implementado na cidade de Campinas. 

A descentralização da saúde mental e a ampliação dos serviços prestados pelo Cândido Ferreira tem o objetivo de atender o usuário com problema mental, evitando a internação integral em hospital psiquiátrico. Por esse motivo recebe o nome de equipamento substitutivo. Este novo CAPS atenderá a demanda de saúde mental na região Leste da cidade.

Além dos usuários encaminhados pela rede municipal de saúde, o CAPS LESTE também acompanha 15 residências terapêuticas, que abrigam ex-moradores do Cândido Ferreira, localizadas na região. 

Desde 1990 o Cândido Ferreira trabalha em co-gestão com a Prefeitura Municipal de Campinas. Esta parceria viabilizou o processo de humanização das formas de cuidar. Portas foram abertas, grades foram retiradas, foi abolido o uso da camisa de força e do eletrochoque. Os tratamentos passam a se dar buscando a reinserção social dos usuários na vida familiar e comunitária. 

A inauguração integra a programação do Evento de Luta Antimanicomial organizado pelos serviços de saúde mental da cidade e pelo Movimento Antimanicomial. O objetivo do evento é protestar contra os maus tratos ainda cometidos contra doentes mentais em muitos hospícios existentes no país e mostrar ao público as novas formas do cuidar em saúde mental desenvolvidos pelos serviços de Campinas. 

Dia 18 de maio é Dia Nacional da Luta Antimanicomial. 

Programação: 
Inauguração do CAPS ESPERANÇA – Caps Leste 
dia 14 de maio, a partir das 14h 
14h - Tarde de Artes 
15:30h – Apresentação do Espetáculo Teatral “Retrato na Janela”, com o Grupo do Santo 
16h - Inauguração Oficial
17h – Coquetel

Volta ao índice de notícias