Prefeitura prossegue com ações de combate à dengue

16/05/2002

Número de casos confirmados, por semana, vem caindo

A Prefeitura de Campinas tem somado cada vez mais esforços para enfrentar a epidemia de dengue no município, dando ênfase para locais onde ainda está havendo transmissão da doença. No próximo sábado (18 de maio), haverá mutirão no Vila Rica. Na região Sul, onde está localizado o Vila Rica, a transmissão ainda continua, principalmente na área do Campo Belo onde, esta semana, agentes comunitários de saúde e homens do Exército estão colocando telas nas caixas d’água.

Nas regiões onde houve interrupção da transmissão estão sendo mantidas ações como visitas casa a casa em busca de casos e monitoramento dos índices de breteau (que mede a infestação do mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus que causa a doença).

A Secretaria de Saúde também tem mantido remoção de criadouros e monitoramento dos pontos considerados de risco para proliferação do Aedes aegypti em diversas áreas, com notificação e aplicação de multas. Pontos de risco são ferros-velhos, borracharias, prédios abandonados e oficinas mecânicas. A Prefeitura ainda desenvolve ações educativas como feiras temáticas e palestras nas escolas.

Números – O Núcleo de Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde recebeu, na última quarta-feira (15 de maio), resultados de exames do Instituto Adolfo Lutz que confirmam mais 61 casos de dengue em Campinas. No total, agora, a cidade acumula 1.172 casos da doença, sendo 974 autóctones. A região do Campo Belo acumula o maior número de casos. Ao todo, a região Sul, onde está o Campo Belo, tem 611 casos autóctones – contraídos do local.