"Mário Gatti" apresenta em Brasília seu projeto de Humanização da Assistência Hospitalar

20/05/2002

O Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti" (HMMG), de Campinas, inicia nesta terça-feira, dia 21, sua participação, em Brasília, no 1º Seminário Nacional Qualidade da Gestão e Assistência Hospitalar, promovido pela Secretaria de Assistência à Saúde do Ministério da Saúde.

Os médicos Adail de Almeida Rollo, presidente da autarquia, e Altair Massaro, coordenador do Pronto-Socorro, participam da solenidade de abertura do Seminário, ocasião em que o ministro da Saúde, Borjas Negri, falará sobre "Sistema Único de Saúde: Avanços e Desafios".

Nos dias 23 e 24, quinta e sexta-feira, os dois médicos de Campinas participam da apresentação dos resultados da primeira fase de implantação do Programa de Humanização da Assistência Hospitalar. Na ocasião, serão mostradas as experiências do Programa de Humanização desenvolvidas no Hospital "Mário Gatti".

Humanização

O Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti", em julho de 2000, foi escolhido pelo Ministério da Saúde, junto com outros nove hospitais brasileiros, para elaborar um projeto piloto visando a implantação de um programa de humanização dos serviços de saúde.

A partir desse convite o HMMG criou seu "Grupo de Humanização", formado por funcionários da área clínica e administrativa, além de representantes dos usuários. Em 2001, o projeto passou a envolver 94 hospitais, divididos em oito grupos. O "Mário Gatti" ficou como coordenador do grupo que representava os hospitais do Interior do Estado.

O próximo passo do Ministério da Saúde, agora, é envolver quinhentos hospitais brasileiros no projeto, divididos em micro-regiões. O HMMG continua como referência para os hospitais da região de Campinas.

Ações

Desde sua criação, o Grupo de Humanização do Hospital "Mário Gatti" tem direcionado suas ações para atender com qualidade às expectativas dos usuários.

Com esse propósito, foi desenvolvido o projeto Acolhimento no Pronto-Socorro. Essa ação prioriza, sobretudo, a classificação de risco e a avaliação de enfermagem para os diferentes graus de complexidade do estado de saúde do paciente.

Dentro do projeto de humanização também foi ampliado o horário de visitas aos pacientes. Essa iniciativa envolve, ainda, o incentivo à participação dos familiares no processo de convalescença do paciente.

Dentre as ações propostas, incluem-se, também, a organização e ampliação de bancos de dados e programas informatizados, capacitação de funcionários, reestruturação do espaço físico e melhorar o fluxo na recepção do Pronto-Socorro, entre outras medidas.