Prefeitura ainda disponibiliza doses contra a gripe

21/05/2002

A Prefeitura de Campinas orienta que as pessoas com 60 anos ou mais, que ainda não tomaram a dose contra a gripe, que procurem o Centro de Saúde mais próximo de sua casa para serem vacinados. A vacina continua disponível na rede e é gratuita. Na oportunidade, a pessoa também pode atualizar a carteira de vacinação e tomar, de graça, as doses contra difteria e tétano e contra pneumonia.

A Prefeitura de Campinas vacinou 59.581 pessoas com 60 anos ou mais contra a gripe desde 13 de abril, quando teve início a Campanha de vacinação para o idoso. O número representa 62,71% da população campineira incluída nesta faixa etária, que é de 95.004. A meta da Secretaria de Saúde era vacinar, pelo menos, 70% dos idosos da cidade.

É muito importante que os idosos tomem a vacina, todos os anos, porque ela traz muitos benefícios evitando, inclusive, outras complicações de saúde, como bronquite e pneumonia. A gripe e outras complicações decorrentes dela em pacientes com 60 anos ou mais é uma das principais causas de internação e mortalidade na população desta faixa etária, principalmente entre pessoas que já têm seu sistema imunológico já comprometido ou mais debilitado.

A campanha anual de vacinação para o idoso começou em 1999 no País. Dados do Ministério da Saúde apontam que a estratégia diminuiu em, pelo menos, 11,7% o número de internações na região Sudeste do País.