Prefeitura de Campinas capacita médicos e enfermeiros para atender urgência e emergência

21/05/2002

Curso, oferecido pelo Paidéia - Saúde da Família, dá pontapé inicial para a criação do Pólo Regional de Capacitação em Urgência e Emergência

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Paidéia – Saúde da Família, inicia neste sábado (25 de maio), a capacitação de médicos e enfermeiros que atuam na atenção aos casos de urgência e emergência. O curso é o primeiro passo da Secretaria Municipal de Saúde para criar o Pólo Regional de Capacitação em Urgência e Emergência.

O curso abrange 16 turmas de médicos e 12 de enfermeiros e as aulas acontecem sempre aos finais de semana, sendo que as primeiras acontecem sábado e domingo (25 e 26 de maio). As próximas turmas terão cursos em 8, 9, 22 e 23 de junho, 6, 7, 20 e 21 de julho, 3, 4, 10, 11, 17 e 18 de agosto, na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Aqueles que participarem do curso vão receber também alimentação e material didático apostilado.

Do total de vagas disponibilizadas, 50% são destinadas a profissionais da Secretaria de Saúde de Campinas, sendo sempre 12 para enfermeiros e 12 para médicos em cada turma. Das vagas destinadas a Campinas, quatro serão reservadas para médicos e quatro para enfermeiros do HMMG (Hospital Municipal Mário Gatti). Será dada prioridade aos médicos do PS (Pronto-Socorro) Adulto e a todos os enfermeiros do HMMG.

O treinamento foi viabilizado através de parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. A verba é do Ministério da Saúde. Além dos profissionais da Secretaria de Saúde de Campinas, o curso também é destinado a médicos e enfermeiros que atuam em urgência e emergência nas regiões da DIR 12 (Campinas), DIR 15 (Piracicaba) e DIR 20 (São João da Boa Vista).