União dos Bairros utiliza teatro para cuidar de crianças desnutridas

23/05/2002

A atividade é proporcionada pela Secretaria da Saúde através do Programa Paidéia – Saúde da Família

Profissionais do Centro de Saúde União dos Bairros estão utilizando o teatro como aliado para cuidar de crianças com desnutrição. O trabalho tem como objetivo estabelecer vínculo com as famílias para que elas também atuem na recuperação das crianças.

Os temas desenvolvidos no teatro são relativos não só a alimentação, mas também a questões sociais, familiares, de trabalho e a cuidados com a higiene, por exemplo. As primeiras apresentações acontecem nesta quinta-feira e sexta-feira (23 e 24 de maio) no próprio Centro de Saúde. Os pais vão poder também assistir a palestras sobre alimentação e, no encerramento do evento, comer salada de frutas.

A pediatra Cecília de Campos Paula, uma das coordenadoras da atividade, conta que a idéia surgiu porque o número de crianças desnutridas naquela comunidade é grande e, muitas delas, apesar do acompanhamento médico, das orientações e de estarem incluídas no Programa de Acompanhamento de Desnutridos, não conseguiam ganhar peso. "Assim, surgiu a idéia de somarmos outros recursos que envolvessem mais as famílias", diz a médica.

Cada criança inscrita no Programa de Acompanhamento de Desnutridos recebe cesta básica e ajuda financeira para a compra de leite. O Centro de Saúde União dos Bairros tem, atualmente, 90 crianças cadastradas como desnutridos graves.

Volta ao índice de notícias