Prefeitura aplica doses contra caxumba nas pessoas que tiveram contato com doentes

27/05/2002

Por enquanto, casos estão concentrados na região Sudoeste.

Entretanto, Vigilância Epidemiológica do município investiga possíveis ocorrências em escolas do Centro e da região Noroeste

A Prefeitura de Campinas investiga a extensão do surto de caxumba notificado, inicialmente, na área do Centro de Saúde Vista Alegre, na região Sudoeste do município nas escolas residencial São José e Benevunto Torres.

Para evitar o aparecimento de novos casos da doença, a Secretaria de Saúde iniciou, na última sexta-feira (24 de maio), vacinação indiscriminada – independente da pessoa ter tomado doses anteriormente – direcionada para aqueles que tiveram contato (comunicantes) com as pessoas infectadas – familiares, alunos e funcionários das duas escolas.

Nesta segunda-feira, a vacinação ocorre nos períodos da manhã, tarde e noite naquelas escolas. Também estão sendo aplicadas doses nos comunicantes nos centros de saúde União dos Bairros e Vista Alegre.

Até o momento, foram registrados 28 casos de caxumba. Quinze deles são alunos das duas escolas citadas acima, com idade entre 10 e 14 anos, que moram nos bairros Parque Universitário, Vista Alegre, São José, União Vitória, Vida Nova, Vila Vitória, Mauro Marcondes e no sítio São Sebastião.

A Vigilância Epidemiológica aguarda resultado de sorologia e exames de isolamento de vírus que vão confirmar se a doença é mesmo caxumba, já que existem também outros agentes que podem causar doenças com sintomas semelhantes. Os exames estão sendo realizados pelo Instituto Adolfo Lutz.

Saiba mais sobre a caxumba

A caxumba é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus que é transmitido pelo contato direto com a pessoa infectada. Tem curso benigno, portanto, na maioria dos casos, evolui num curto espaço de dias para a cura e a letalidade é muito baixa. Os sintomas iniciais são febre baixa, mal-estar, dores musculares, dores articulares e dor de garganta.

A caxumba acomete principalmente crianças em idade escolar, de 5 a 15 anos, sem distinção de sexo. Geralmente ocorre mais no inverno e início da primavera. A tendência é que a doença se manifeste sob a forma epidêmica em escolas e instituições que agrupam jovens e adultos.

A caxumba, isoladamente, não é doença de notificação obrigatória. No entanto, a ocorrência de surtos e epidemias deve ser registrada e acompanhada, para que se conheça melhor o comportamento da doença.