Prefeitura inicia ações na região das Mansões Santo Antônio

29/05/2002

Secretaria de Saúde desencadeia atividades para investigar se houve prejuízos para a saúde das pessoas que freqüentaram e trabalharam no local

A Prefeitura de Campinas tem tomado todas as providências quanto à saúde pública e às questões ambientais relacionadas a contaminação da área das Mansões Santo Antônio, localizada próxima ao Jardim Santa Cândida, na rua Hermentino Coelho, 908.

No local, durante vinte anos, esteve instalada a fábrica de recuperação de solventes Proquima, que contaminou o solo e a água do lugar.

Porém, depois da desativação da empresa, o terreno foi vendido para a construtora Concima, que levantou três blocos de edifícios no local, sendo que um deles já está ocupado por moradores.

Atualmente, a Concima está impedida de remover o solo local e paralisou qualquer atividade de terraplenagem. Além disso, deve apresentar dentro de trinta dias um relatório mais detalhado sobre as ações que já foram desenvolvidas no terreno.

Nesta quarta-feira (29), técnicos da Secretaria de Saúde estiveram no local e deram início às ações relacionadas aos cuidados com a saúde dos cidadãos. A Secretaria vai pesquisar se houve comprometimento da saúde dos trabalhadores da Concima, com ênfase para os que atuaram nos trabalhos de fundação dos edifícios. A partir dos resultados obtidos na pesquisa com os trabalhadores, poderá haver, também, investigação com os moradores do local.

A Secretaria de Saúde também investiga a água de consumo, tanto de poços das vizinhanças como a de abastecimento público, uma vez que pode ter havido algum efeito de substâncias contaminantes. A Secretaria vai se reunir com a Cetesb para detalhar as análises feitas pela empresa contratada pela Concima e para realizar análise da água, gases e do solo da região.