Saúde prorroga campanha de vacinação de idosos

05/05/2003

A Secretaria de Saúde do município, nesta semana, pretende levar a campanha para clubes da terceira idade, templos religiosos, filas de banco e sociedades amigos de bairro

A Coordenadoria de Vigilância e Saúde Ambiental (Covisa) da Secretaria de Saúde de Campinas está prorrogando a campanha de vacinação do idosos acima de 60 anos por mais dez dias. O objetivo é, nesse período, vacinar contra a gripe, pelo menos, mais 5 mil idosos nessa faixa etária.

O motivo da prorrogação deve-se ao fato de o Município não ter conseguido vacinar o número mínimo de 70% de pessoas nessa faixa de idade, estabelecido pelo Ministério da Saúde. No período da campanha, de 12 a 30 de abril, a Covisa conseguiu vacinar 62.790 pessoas, o que corresponde a 65,3% do total da população alvo.

Conforme explica a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Campinas, este ano o trabalho de vacinação foi prejudicado pela incidência de feriados nas semanas da campanha.

Segundo dados da Covisa, na primeira semana foram vacinados 31.026 idosos, 19.706 na segunda e 12.058 na terceira, a mais prejudicada em perda de dias úteis.

Para atingir a meta na prorrogação, a enfermeira da Covisa afirma que a Secretaria da Saúde vai continuar com as mesmas estratégias que se mostraram eficientes em outros municípios e centros de saúde da cidade.

Estratégias

Entre as alternativas, serão reforçadas ações como vacinação nas filas de banco, de preferência logo no início da manhã. Essa medida foi adotada com êxito pelo município de Registro.

Já o Centro de Saúde do DIC 3, na Região Sudoeste, por exemplo, promoveu um bingo para atrair pessoas no local. Somente no primeiro dia o CS vacinou 366 idosos, quase o dobro de pessoas vacinadas no primeiro dia de campanha em 2002.

Levar agentes de saúde em igrejas e templos religiosos foi outra alternativa que mostrou bons resultados na Região Norte de Campinas e na cidade de São Paulo. Brigina Kemp garante que essa estratégia será repetida.

Além disso, a campanha será levada, também, para sedes de Sociedade Amigos de Bairro, grupos de idosos, bailes de terceira idade e associações de bairro.

Enquanto isso, as doses da vacina continuam disponíveis nos 46 centros de saúde e 13 módulos de saúde do Paidéia da cidade.

Benefícios

De acordo com a médica Clélia Maria Aranda, diretora da Divisão de Imunização do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica Estadual), não há motivos para as pessoas se preocuparem com reação à vacina. De acordo com ela, apenas 15% a 20% das pessoas apresentam mal-estar, dor de cabeça e uma febre baixa que dura de 24 a 48 horas após a aplicação da dose.

No entanto, de acordo com a diretora, os benefícios alcançados compensam estas poucas horas de indisposição. "Está provado que nos mais velhos a vacina reduz em 50% as mortes decorrentes das complicações da gripe. A probabilidade de internação para quem tomou a dose também diminui, assim como cai o risco de infarte e derrame. E o idoso saudável também se beneficia com todos estes aspectos, já que ele também não está livre das complicações da gripe", conclui.

Volta ao índice de notícias