Um ano de Maluco Beleza

09/05/2003

No próximo dia 10 de maio,  o programa MALUCO BELEZA, dos usuários do Serviço de Saúde Dr.  Cândido Ferreira, comemora um ano no ar. Para o evento, um programa especial sobre a Luta Antimanicomial será exibido, incluindo uma entrevista com Austregéliso Carrano, autor do livro "Canto dos Malditos", que inspirou o filme "Bicho de Sete Cabeças". Nesta entrevista Carrano fala sobre as dificuldades que enfrenta com a Justiça, relativas aos protestos que fez contra o hospital que o maltratou.

O Maluco Beleza vai ao ar às 10h (com reprise às 22h), na Rádio Educativa FM (101,9 mhz). A parceria dos usuários do Cândido Ferreira com a Educativa viabilizou este projeto, que vem acrescendo e dando voz a pessoas que a tanto tempo foram obrigadas a ficar caladas.  O jornalístico de uma hora traz ao público um programa irreverente, com quadros que incluem entrevistas, enquetes, dicas culturais, análise de notícias, imitações, músicas, recados, depoimentos, sempre com questionamento sobre o que é loucura e normalidade na atual sociedade. Desde o tema até as diversas pautas são definidas em reuniões com um grupo de aproximadamente quinze usuários o Cândido, que elaboram, produzem e gravam o programa.

Neste um ano de programa os temas foram pertinentes. Em 2002, maio: "Luta Antimanicomial; junho: "Drogas"; julho: "Tolerância e Convivência com as Diferenças"; agosto: "Stress e Qualidade de Vida"; setembro: "Saúde e Violência"; outubro: "Eleições e Cidadania"; novembro: "Meio Ambiente"; dezembro: "Aids"; janeiro: repise; fevereiro: "Fórum Social Mundial"; março: "Carnaval" e abril: "Guerra".

O Serviço de Saúde “Dr. Cândido Ferreira”, desde 1993, é considerado referência em tratamento de saúde mental no Brasil, pela OMS. O Cândido Ferreira trabalha em co-gestão com a Prefeitura Municipal de Campinas, desde 1990. Esta parceria viabilizou o processo de humanização das formas de cuidar. Portas foram abertas, grades caíram, foi abolido o uso da camisa de força e do eletrochoque. Os tratamentos hoje são feitos em toda cidade, construindo a reinserção social dos usuários.

Volta ao índice de notícias