Semana de Enfermagem reúne profissionais da rede pública e privada

09/05/2003

Evento reúne estudantes e profissionais de enfermagem de empresas públicas e privadas

"Um olhar sobre a prática de Enfermagem: possibilidades e desafios da regulação social". Esse é o tema oficial da Semana de Enfermagem de Campinas e Região, que começa nesta segunda-feira, dia 12, no Teatro Castro Mendes, e se estende até sexta, dia 16.

O evento, que reúne estudantes e profissionais de enfermagem de empresas públicas e privadas, além de representantes de universidades, é promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn)– Seção São Paulo – Regional Campinas.

"A importância desse evento pode ser comprovada pelo envolvimento, na sua realização, das universidades e dos mais importantes hospitais de Campinas e região", afirma Laércio Valvassoura, secretário-geral da ABEn local e responsável técnico de Enfermagem do Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti" (HMMG).

Lúcia Elena Dias, enfermeira responsável técnica da Escola Global, ressalta que, nessa semana, os participantes irão discutir aspectos da realidade do mercado de trabalho, "alem do envolvimento dos enfermeiros com a comunidade".

Lúcia Elena coloca que "as diretrizes de soluções aparecem muito mais facilmente em um evento que permita a rica e contínua troca de experiências entre os participantes. Este é nosso propósito".

Programação

A abertura da Semana de Enfermagem está marcada para às 19h deste dia 12, no Teatro Castro Mendes, quando a enfermeira mestre do Hospital de Clínicas de Unicamp, Flora Marta Giglio Bueno preside a conferência magna sobre o tema oficial do evento.

Na terça-feira, dia 13, na Estação Cultura, das 8h às 12h, acontece verificação da pressão arterial com os alunos do curso Técnico de Enfermagem do Colégio Ateneu. Esse núcleo será de responsabilidade das enfermeiras Edna Vidal e Sandra Seichas.

Em seguida, das 12h às 16h, a verificação de pressão arterial prossegue com os alunos do Curso de Técnico de Enfermagem da Escola Global, com coordenação das enfermeiras Lucia Elena Dias e Áurea Vianna.

Ainda no dia 13, na Estação Cultura, estão programadas atividades de ginástica laboral e Lian Gong, além de exposição do Coas, Criad e do Curso Técnico de Enfermagem Keep-Kennedy.

No dia 14, com orientação de Olga Enjoli, das 8h às 12h, acontece verificação de pressão arterial com alunos da Escola do Centro Médico. Das 12h às 16h, retornam os alunos do Colégio Evolução, com orientação de Sueli Regina Firmino e Rosana Maria Moraes.

Na quinta-feira, dia 15, das 19h às 22h, fórum reflexivo com o tema "As enfermeiras e suas práticas na rede básica de Campinas na década de 70 e 80", a cargo da enfermeira mestre do Centro de Educação do Trabalhador de Campinas, Elisabeth Pereira Lelo do Nascimento.

A segunda palestra do dia, a cargo da enfermeira sanitarista, Jeanete Múfalo, será sobre "Perspectivas do Projeto Paidéia na Rede Básica de Campinas".

Por fim, a enfermeira sanitarista, Renata Gigante, do HMMG, enfoca "Capacitação para a Implantação da Equipe de Referência no Hospital Mário Gatti".

Na sexta feira, dia 16, último dia do evento, no Centro Cultural Evolução, das 19h às 22h, o fórum reflexivo começa com a palestra "Desafios e Perspectivas na Formação e Atuação dos Profissionais de Enfermagem", com os seguintes palestrantes: Mauro Antônio Pires Dias da Silva, diretor da Educação da Aben-SP, Beatriz Jansen Ferreira, enfermeira mestre da Cotil, Carla das Virgens Caiado, enfermeira do HMMG, Mirela Bertoni Passador, da Coren-SP e Raquel Coutinho, enfermeira da Unip.

Data foi instituída em 1938

O Dia do Enfermeiro, 12 de maio, data de nascimento da enfermeira Florence Nightingale, foi instituído em 1938, pelo presidente Getúlio Vargas. Já a Semana de Enfermagem foi criada em 1960 por decreto assinado pelo Presidente Juscelino Kubitschek.

Esse decreto estabelece que "no transcurso da Semana deverá ser dada ampla divulgação às atividades da enfermagem e posta em relevo a necessidade de congraçamento da classe em suas diferentes categorias profissionais, bem como estudados os problemas de cuja solução possa resultar melhor prestação de serviço ao público".

Florence

Florence Nightingale (1820 -1910), nascida na cidade italiana de Florence, é considerada a fundadora da enfermagem moderna. Sua família considerava a enfermagem algo inapropriado para uma dama de boa estirpe, por isso, começou seus estudos após os 31 anos, em um curso de treinamento na Alemanha. Na Inglaterra, Florence abriu o primeiro curso de treinamento, em 1860.

Florence não conhecia o conceito de contato por microorganismos, uma vez que este ainda não tinha sido descoberto, porém já acreditava em um meticuloso cuidado quanto à limpeza do ambiente e pessoal, ar fresco e boa iluminação,calor adequado, boa nutrição e repouso, com manutenção do vigor do paciente para a cura.

Ao longo de toda a Guerra da Criméia, Florence conseguiu reduzir as taxas de mortalidade entre os soldados britânicos, através de seus esforços como enfermeira e, provando a eficiência das enfermeiras treinadas para a recuperação da saúde.Até o momento, só homens e mulheres religiosos podiam cuidar dos soldados no exército.