Vazamento de gás amônia no Frigorífico Tavares ameaça saúde dos trabalhadores

13/05/2003

O Frigorífico Tavares, localizado no bairro Quarto Centenário, está desautorizado a se manter em funcionamento. A interdição foi feita pela Vigilância em Saúde do Distrito Norte de Saúde (Visa Norte), na manhã desta terça-feira (13), em virtude de vazamentos de gás amônia dos sistemas de refrigeração do estabelecimento.

A exposição de pessoas ao gás amônia pode provocar irritação nos olhos, sistema respiratório e pele. Por ser inflamável, existe, ainda, o risco de explosão. A Visa Norte explica que a exposição de seres humanos, por meia hora, a cerca de 2 ppm (parte por milhão) desse gás pode provocar a morte.

Segundo técnicos da Visa Norte, foram identificados vazamentos em vários pontos do sistema. Com a interdição, o Frigorífico fica impedido da venda do pescado estocado em suas dependências, bem como proibido da fabricação de gelo.

O proprietário do frigorífico recusou-se a assinar o auto de interdição. Na tarde de terça, a Visa constatou que o estabelecimento, contrariando a determinação legal, continuava funcionando, apesar do gás continuar vazando. Ainda na tarde de terça, a Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covisa) da Secretaria Municipal de Saúde, encaminhou ofício ao Ministério Público do Trabalho, considerando que os trabalhadores da empresa correm risco de morte.

A Covisa continua tomando providências para que o auto de interdição seja cumprido até que sejam feitos os devidos reparos nos equipamentos avariados.