Centro de Reabilitação passa a atender no distrito de Sousas

19/05/2003

O Centro de Reabilitação (CR) da Secretaria da Saúde, a partir desta segunda, 19, começa a funcionar em novas dependências, na rua Atílio Miatto, 210, no Arboreto dos Jequitibás, no Distrito de Sousas, a quinze minutos do centro da cidade.

Assim, o CR deixa de atender na avenida Orosimbo Maia, no centro de Campinas, local onde funcionou durante seis anos. Hoje, o Centro de Reabilitação atende uma média mensal de trezentos pacientes.

Osmarina S.C. Ruiz, coordenadora do CR, informa que, nas novas dependências, com mil metros quadrados de área construída, a instituição terá condições de investir na qualificação do atendimento.

Segundo Osmarina, o projeto do novo Centro prevê, também, a construção de uma quadra esportiva e de uma piscina. "Nossos usuários necessitam de espaço para treinamento físico e para desenvolver atividades como música, teatro, artesanato e pintura", explica a coordenadora.

Osmarina ressalta, ainda, que o Centro de Reabilitação desenvolve um trabalho multisetorial, em parceria com as secretarias de Educação, Saúde, Cultura e Esportes. "Também estamos trabalhando na formação de uma cooperativa do usuário, onde serão captados recursos com a venda de produtos produzidos pelos próprios usários", diz ela.

Para facilitar o acesso ao local, a Secretaria de Saúde providenciou a instalação de um ponto de ônibus em frente ao CR, por onde passará coletivos da linha 1.06, que circulam pelas principais ruas e avenidas da cidade.

Referência

O Centro de Reabilitação é um serviço da Secretaria de Saúde e presta atenção a crianças e adultos com deficiência permanente ou temporária.

O Centro é referência para pessoas que necessitam de reabilitação em ortopedia, colocação de órteses e próteses, cidadãos acometidos por seqüelas em função de derrame cerebral, seqüelas de tumores, lesão medular e crianças que precisam de clínica de fonoaudiologia ou com seqüelas neurológicas. O atendimento é gratuito. Maiores informações pelo telefone 3258-6011.

Volta ao índice de notícias