Saúde conclui com êxito campanha de vacinação de idosos

21/05/2003

A Coordenadoria de Vigilância e Saúde Ambiental (Covisa) da Secretaria de Saúde de Campinas anunciou ontem a conclusão, com êxito, da campanha de vacinação dos idosos acima de 60 anos. Segundo dados compilados pelos técnicos da Covisa, na semana de 12 a 16 deste mês, 818 pessoas foram imunizadas, o que somou 67.034 usuários vacinados.

Esse número corresponde a 70% do universo de 96.139 pessoas nessa faixa de idade, estabelecido pelo Ministério da Saúde. Do total de usuários vacinados, 18.810 situam-se na faixa etária entre 60 e 64 anos e 48.224 têm 65 ou mais.

Segundo informou a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Covisa, a campanha encontrou dificuldades mas conseguiu atingir as metas propostas pelo Ministério da Saúde. Ela afirma que as ações colocadas em prática, como visitas a bancos, igrejas e clubes da terceira idade, foram fundamentais para o sucesso da iniciativa.

A enfermeira sanitarista destacou que, a exemplo dos anos anteriores, a Secretaria de Saúde disponibilizou vacina para atender cem por cento da população alvo estabelecida pelo governo federal. "No entanto, imunizamos 70% desse público e nenhuma reação grave foi registrada. Essa é uma boa motivação para que as pessoas, nas próximas oportunidades, aproveitem providenciar sua imunização", finalizou Brigina.

Recomendações

As recomendações da enfermeira sanitarista da Covisa são reforçadas pela médica Clélia Maria Aranda, diretora da Divisão de Imunização do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica Estadual).

Segundo Clélia, apenas 15% a 20% das pessoas apresentam mal-estar, dor de cabeça e uma febre baixa que dura de 24 a 48 horas após a aplicação da dose.

No entanto, conforme explica a diretora, os benefícios alcançados compensam estas poucas horas de indisposição. "Está provado que nos mais velhos a vacina reduz em 50% as mortes decorrentes das complicações da gripe. A probabilidade de internação para quem tomou a dose também diminui, assim como cai o risco de enfarte e derrame. E o idoso saudável também se beneficia com todos estes aspectos, já que ele também não está livre das complicações da gripe", conclui.

Volta ao índice de notícias