Governo reajusta repasse de recurso do SUS federal para a rede pública de saúde

27/05/2003

Campinas passa a contar com recursos adicionais em torno de R$ 450 mil mensais, que serão utilizados para reforçar os gastos de custeio do SUS Campinas

A Rede Pública Municipal de Saúde de Campinas, a partir de junho, passa a contar com recursos adicionais em torno de R$ 450 mil mensais. Essa importância é fruto do reajuste de R$ 2,50 para R$ 7,00 na verba repassada do Governo Federal para as consultas de especialidades no serviço público.

A secretaria municipal de Saúde, Maria do Carmo Cabral Carpintéro, explica que o dinheiro será imprescindível para equilibrar o custeio no serviço e saúde do Município, em função da expansão de cobertura que o Governo Democrático e Popular está garantindo.

A secretaria enxerga esse reajuste como uma questão de justiça para com o serviço público de saúde, "uma vez que em julho de 2002 o governo FHC cuidou de reajustar apenas o valor das consultas de especialidades para o setor privado".

No seu entender, "trata-se de uma correção necessária que vem diminuir o déficit no custeio, já que o repasse estava defasado. É importante reforçar que esse recurso servirá para dar continuidade ao que está sendo feito e não para ampliar o serviço", explica a secretária municipal de Saúde.

Gastão Wagner de Souza Campos, secretário nacional de Saúde, que já esteve à frente da Secretaria Municipal de Saúde em Campinas, coloca que, com esse reajuste, o Governo Federal procura corrigir uma distorção no repasse de verba do SUS para o município.

Gastão explica que, desde o início do governo Lula, a Saúde é uma das áreas que têm recebido mais atenção de Brasília. Ele lembra que, nesse período, o repasse do Piso e Atenção Básica (PAB) teve um reajuste de R$ 10,50 por habitante/ano, para R$ 12,00 por habitante/ano e que o Programa de Saúde da Família (PSF), por sua vez, teve uma correção de R$ 41.220,00 por equipe/ano para R$ 60.576,00 por equipe/ano.

"O Governo Federal tem reconhecido o esforço e os avanços verificados na rede municipal de saúde em Campinas e vai fazer sua parte para que todos os projetos tenham continuidade. Temos um compromisso para com a população de Campinas e vamos trabalhar para que seja cumprido tudo o que planejamos", finaliza o Dr. Gastão Wagner de Souza Campos.