Prefeita inaugura novo Centro de Reabilitação no distrito de Sousas

30/05/2003

Serão prestadas homenagens póstumas ao engenheiro Jorge Rafful, que idealizou e iniciou as obras, ao arquiteto Eduardo Homem de Mello, que projetou o futuro CR e ao ex-prefeito Antônio da Costa Santos, que acreditou e encampou a idéia

Neste domingo, 1º de junho, às 10h, será realizada a cerimônia de inauguração do novo Centro de Reabilitação (CR) da Secretaria da Saúde, que passa a funcionar na rua Atílio Miatto, 210, na Vila Santana II, no distrito de Sousas.

O evento, nas dependências do CR, contará com a presença da prefeita Izalene Tiene, da secretária municipal de Saúde, Maria do Carmo Cabral Carpintéro e do secretário executivo do Ministério da Saúde, Gastão Wagner de Souza Campos, que estará representando o ministro da Saúde, Humberto Costa.

Também estarão presente na inauguração os familiares do engenheiro Jorge Rafful Kanawaty, falecido em julho de 1998, a quem será prestada uma homenagem.

Jorge Rafful, com recursos próprios, iniciou, em 1997, as obras no terreno da rua Atílio Miatto com o objetivo de fundar um amplo centro de reabilitação para atender à população.

Ligia Fucci Rafful Kanawaty, viúva de Jorge Rafful, afirma que foi "graças ao empenho da Prefeitura de Campinas, que retomou as obras em 2001, o Centro de Reabilitação está sendo entregue à cidade neste domingo".

Realização e um sonho

Para Ligia, a inauguração desta obra é uma homenagem póstuma ao seu marido, o engenheiro Jorge Rafful, ao arquiteto Eduardo Homem de Mello, que projetou a obra e, ainda, ao prefeito Antônio da Costa Santos, "personalidades que já se foram, mas que apostaram na realização deste Centro que terá uma grande importância para a recuperação da saúde da população".

Ligia também enaltece o empenho da prefeita Izalene Tiene que "investiu no projeto, acreditou nesse ideal e transformou um sonho em realidade".

Com a mudança, o CR deixa de atender na avenida Orosimbo Maia, no centro de Campinas, local onde funcionou durante seis anos. Hoje, a instituição conta com 39 funcionários e atende uma média mensal de trezentos pacientes.

Projeto amplo

Osmarina S.C. Ruiz, coordenadora do CR, informa que, nas novas dependências, com mil metros quadrados de área construída, a instituição terá condições de investir na qualificação do atendimento.

Segundo Osmarina, o projeto do novo Centro prevê, numa área de 3,4 mil metros quadrados, a construção de uma quadra esportiva e de uma piscina. "Nossos usuários necessitam de espaço para treinamento físico e para desenvolver atividades como música, teatro, artesanato e pintura", explica a coordenadora.

Recursos

A secretária municipal de Saúde, Maria do Carmo Cabral Carpintéro, explica que cabe agora à Prefeitura "trabalhar para a captação de recursos que viabilizem a concretização dos projetos previstos para o novo Centro".

A secretária entende que no novo espaço, em Sousas, o CR vai poder ampliar seus programas de humanização e reinserção do usuário na sociedade.

O Centro de Reabilitação desenvolve um trabalho multisetorial, em parceria com as secretarias de Educação, Saúde, Cultura e Esportes. Os responsáveis pela instituição estão empenhados, também, na formação de uma cooperativa do usuário, onde serão captados recursos com a venda de produtos produzidos pelos próprios usuários.

Para facilitar o acesso ao local, a Secretaria de Saúde providenciou a instalação de um ponto de ônibus em frente ao CR, por onde passará coletivos da linha 106, que circulam pelas principais ruas e avenidas da cidade.

Referência

O Centro de Reabilitação é um serviço da Secretaria de Saúde e presta atenção a crianças e adultos com deficiência permanente ou temporária.

O Centro é referência para pessoas que necessitam de reabilitação em ortopedia, colocação de órteses e próteses, cidadãos acometidos por seqüelas em função de derrame cerebral, seqüelas de tumores, lesão medular e crianças que precisam de clínica de fonoaudiologia ou com seqüelas neurológicas. O atendimento é gratuito. Maiores informações pelo telefone 3258-6011.