Vigilância alerta serviços de saúde para ocorrência de surtos de conjuntivite

06/05/2004

Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas divulgou na última quarta-feira, 5 de maio, comunicado que recomenda a todos serviços da rede municipal de saúde atenção redobrada para diagnosticar, notificar e acompanhar surtos de conjuntivite. A orientação se deve a ocorrência de surtos da doença em outras cidades, principalmente no Rio de Janeiro onde no período de 23 de fevereiro a abril de 2004 já foram registrados 16,5 mil casos.

"Recomendamos atenção redobrada e notificação dos casos para que possamos desencadear ações de assistência, medidas de prevenção e controle além de reforçar o sistema de coleta, processamento e análise dos dados", informou a médica sanitarista Naoko Silveira, da Vigilância em Saúde de Campinas.

Até o momento, a Secretaria de Saúde não registrou surtos na cidade. Em 2003, o município notificou mais de 700 casos. Em todo País, segundo o Ministério da Saúde, foram registrados mais de 100 mil casos no ano passado. São Paulo foi o segundo Estado com o maior número de casos, atrás apenas de Santa Catarina. Na região, Campinas foi uma das cidades mais atingidas.

Não há vacina contra a conjuntivite. Evitar contato com pessoas que estejam doentes e tomar cuidados de higiene são as únicas medidas de evitá-la. A conjuntivite causa inflamação na membrana que recobre a parte externa do olho. Os sintomas são olho vermelho, inchaço nas pálpebras e na conjuntiva e secreção.

"Só a adoção de medidas como lavar as mãos e o rosto com freqüência e não compartilhar objetos de uso pessoal como toalhas, lençóis e travesseiros de quem está com conjuntivite podem evitar o contágio. Além desses cuidados, piscinas também devem ser evitadas", disse a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, da Saúde Coletiva de Campinas.

A sanitarista informou que a conjuntivite é uma doença muito freqüente, pode ser causada por vírus, bactéria e também pode ter origem alérgica. Apesar de não apresentar gravidade na maioria dos casos, é muito importante que a pessoa procure o serviço de saúde se apresentar sintomas. "Somente o profissional de saúde pode identificar o tipo de conjuntivite, o que é importante porque a forma bacteriana exige tratamento específico".

Volta ao índice de notícias