Ações educativas e preventivas marcam Semana da Mulher no CS Orosimbo Maia

10/05/2004

Denize Assis

O Centro de Saúde Orosimbo Maia (região Sul) promove de hoje, dia 10, a sexta-feira, 14, uma série de palestras e outras atividades educativas dentro da programação da III Semana da Mulher. O evento, que marca o Dia das Mães e o Mês das Noivas, inclui também intensificação de coleta de exames de papanicolau e, na sexta, 14, o Dia da Beleza durante o qual as mulheres poderão fazer tratamentos estéticos como manicure e pedicure.

Nas palestras serão abordados temas relacionados às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e à sexualidade. As equipes vão enfatizar a importância do exame de papanicolau pelo menos uma vez por ano. Além da prevenção do câncer ginecológico, o exame também auxilia no diagnóstico de outras doenças relacionadas ao sistema reprodutor feminino.

"O objetivo é fortalecer ainda mais o Paidéia Saúde da Família e reforçar o vínculo das equipes de saúde com a população. Aproveitamos a oportunidade para conscientizar os moradores sobre a importância da participação de todos nas ações do centro de saúde", diz a enfermeira Simone Minari, coordenadora da unidade. Segundo ela, o centro sempre promove eventos com temas relacionados às datas festivas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal entre outros.

O Centro de Saúde Orosimbo Maia é referência para uma população de aproximadamente 26 mil habitantes moradores dos bairros Chácara Condomínio da Nova Campinas, Chácara Gramado, Jardim Carlos Lourenço, Jardim Itatiaia, Jardim Novo São Fernando, Vila Orosimbo Maia, Vila Itayu, Jardim Andorinhas, Nova Iorque e Jardim Santa Eudóxia.

A unidade conta com três equipes do Paidéia - Programa de Saúde da Família, que trabalham na promoção à saúde, na prevenção e no atendimento a doentes e valorizam a educação em saúde de todas as pessoas da família, com ênfase para gestantes, crianças e idosos.

O CS Orosimbo Maia fica na rua Dr. Laerte de Moraes, s/n, Vila Orosimbo Maia. A unidade funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 21h. Os telefones são 3252 8178 ou 3295 5565.

Volta ao índice de notícias