Equipe vistoria mais 200 imóveis na 2a fase da ação anti-dengue na Vila Brandina

10/05/2004

Denize Assis

Ajudantes e supervisores de controle ambiental da Vigilância em Saúde (Visa) Leste visitaram mais 200 endereços na favela da Vila Brandina na manhã desta segunda-feira, dia 10, na segunda etapa da operação contra dengue no local. No primeiro dia dos trabalhos, na semana passada, 180 imóveis foram vistoriados. A terceira e última fase ocorre na próxima segunda, 17. A atividade é parte da série de medidas para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, nas favelas da cidade. A ação conta com apoio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

Durante a vistoria, a equipe verificou a ocorrência de criadouros dentro e fora dos domicílios. Caixas d´água também foram checadas. "Aproveitamos a operação para conscientizar as pessoas sobre o ambiente seguro, livre de criadouros, e também promovemos busca ativa de casos suspeitos", disse a supervisora de controle ambiental Sandra Deório Venturato, da Visa Leste.

Segundo ela, a disposição inadequada do lixo, em lugares às margens da Vila Brandina, é um dos principais problemas no local. "São muitos potes, latas e garrafas entre outros recipientes que, por acumularem água, são potenciais criadouros do mosquito da dengue", afirmou Sandra.

Esta semana, além do arrastão na área Vila Brandina (região Leste), a Secretaria de Saúde desenvolve trabalhos nesta terça-feira, dia 11, na área do Balão do Laranja (região Noroeste), na quarta, dia 12, na abrangência do Centro de Saúde Eulina (região Norte) e, na sexta, 14, no Vila Rica (região Sul).

Ambiente seguro. Sandra disse que o controle da dengue depende da ação ininterrupta das autoridades sanitárias para manter o ambiente seguro e da conscientização e colaboração da comunidade. Ela explicou que o combate ao mosquito precisa ser feito "todo dia" pois somente desta maneira será possível prevenir a ocorrência de surtos nos meses de calor e chuva.

"Para isto basta medidas simples como certificar-se que caixas d´água estão adequadamente limpas e vedadas, colocar areia nos pratinhos de vasos de planta, fechar bem os sacos plásticos utilizados para acondicionar lixo e manter a lixeira tampada, retirar a água parada das lajes, jogar no local adequado entulhos acumulados nos quintais, entre outras orientações já bastante difundidas pela Secretaria de Saúde e Ministério da Saúde", afirmou.

Os sintomas da dengue são febre, dor de cabeça e no corpo e fraqueza. Também podem surgir manchas pelo corpo. Ao apresentar algum destes sinais, a pessoa deve procurar rapidamente o Centro de Saúde.

Desde janeiro, em Campinas, foram registrados 20 casos de dengue, uma redução de mais de 90% em relação ao mesmo período 2003, quando houve mais 400 notificações confirmadas.

Volta ao índice de notícias