Centro de Saúde Santa Odila promove passeio para seus usuários

12/05/2004

Talita / El Kadri

O Centro de Saúde (CS) Santa Odila (região Sul) promove nesta sexta-feira, dia 14, passeio a um Clube Fazenda em Itu, em comemoração ao Dia das Mães. O evento faz parte da série de atividades que o CS realiza para sua população adulta e idosa com objetivo de garantir melhora na qualidade de vida.

O passeio a Itu inclui café da manhã, almoço self-service com pratos típicos da cozinha alemã, baile com música ao vivo e bingo, além de brincadeira, passeios e visita a uma fábrica de chocolates.

A expectativa da coordenação é que as 102 pessoas inscritas participem do passeio. Os participantes serão transportados em dois ônibus e uma van e estarão acompanhadas por agentes comunitários de saúde e uma enfermeira. O último passeio que o CS Santa Odila realizou, para Paulínia, contou com 150 pessoas.

O CS Santa Odila é referência para 20 mil habitantes de 14 bairros da região Sul da cidade. A maioria dos usuários é composta por adultos e idosos, 45% deles têm mais de 40 anos e 20% estão na faixa etária acima de 60. Para cobrir essa área a unidade conta com duas equipes do Paidéia Saúde da Família, as equipes sol e lua. Por dia, na unidade, são acolhidas e atendidas 400 pessoas.

A coordenadora do CS Santa Odila, a enfermeira Tereza Evangelista do Nascimento, diz que com a formação das equipes do Paidéia, em 2001, percebeu a necessidade de promover atividades além do atendimento pontual feito por médicos e pela equipe de enfermagem. "Os agentes comunitários de saúde, que chegaram para ser a mola propulsora das nossa atividades, constataram que os pacientes estavam tristes e alguns depressivos e que a unidade precisava ir além do atendimento", afirma Tereza.

As atividades começaram em 2002 com um grupo de caminhada de 10 pessoas. Hoje existem 22 grupos totalizando 160 pessoas que participam de atividades diárias. A meta é chegar a 200 usuários. "Faço caminhadas de segunda, quarta e sexta, e ginástica chinesa lian gong de terça e quinta. Participo há 1 ano e meio das atividades porque gosto e quero ter boa saúde", conta Odete Bento, 56 anos. Além dos grupos de caminhadas, alongamento, ginástica chinesa e artesanatos, o CS Santa Odila tem grupos de orientação em saúde mental, de gestantes, dependência química entre outros.

Tereza destaca que esses encontros renderam diminuição da demanda por remédios e de casos de estresse e depressão entre os usuários. "Pessoas que tinham dores crônicas melhoraram depois das atividades e quem tinha depressão começou a se socializar", afirma. "A população encara as atividades como compromisso, e as famílias começaram a notar a mudança nos usuários", informa Ivânia Magalhães, agente comunitária de saúde da Equipe Sol.

O CS Santa Odila funciona das 7h às 19h, de segunda feira a sexta-feira, na rua Beato Marcelino Champagnat, 187, no Santa Odila. Os telefones são 3234 0905 ou 3276 9716. O CS conta com Conselho Local de Saúde atuante que reúne-se sempre na terceira quinta-feira do mês, às 16h, na própria unidade.

Volta ao índice de notícias