Semana de Enfermagem reúne estudantes e profissionais de saúde

12/05/2004

Talita El Kadri

Para marcar o Dia do Enfermeiro, comemorado hoje (12 de maio), o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti em parceria com outras instituições promove até esta quinta-feira, dia 13, a Semana de Enfermagem de Campinas e Região.

O evento conta com palestras, oficinas e atividades de lazer, além da troca de experiências entre os participantes. Entre os temas discutidos estão a história e a organização da enfermagem, terapias alternativas realizadas pelos enfermeiros e acidentes ocupacionais com os profissionais da saúde.

O profissional de enfermagem exerce diferentes funções, desde administrativas e organizacionais até prestação de cuidados com os pacientes. "Nossa profissão é indescritível, desempenhamos tantas funções que não dá pra descrever", conta o enfermeiro Roni Daniel Gomes que trabalha no Centro de Saúde São Cristóvão.

Na Secretaria Municipal de Saúde atualmente trabalham 305 enfermeiros, sendo que 26 deles ocupam cargos de coordenação de serviços de saúde, 1.098 auxiliares de enfermagem e 37 técnicos em enfermagem. O hospital Mário Gatti conta com 70 enfermeiros, 494 auxiliares de enfermagem e 28 técnicos de enfermagem.

A data comemorativa do dia do enfermeiro foi instituída em 1938 pelo presidente Getúlio Vargas, em homenagem à enfermeira Florence Nightingale, nascida no dia 12 de maio e considerada a fundadora da enfermagem moderna. Já a Semana Brasileira de Enfermagem foi criada em 1940 pela Escola de Enfermagem Anna Nery e, em 1960, o então presidente Juscelino Kubitschek oficializou o evento por decreto assinado.