Artistas do Cândido Ferreira exibem suas obras no "IV Viver com Arte", em Sousas

17/05/2004

Vinte e cinco artistas do Espaço 8 Ateliê, ateliê de artes do Serviço de Saúde “Dr. Cândido Ferreira, participam de uma das mostras que será inaugurada no sábado, dia 15 de maio, dentro da programação do IV Viver com Arte — um dos principais eventos culturais da região, sediado pelos distritos de Sousas e Joaquim Egídio, e que envolve shows musicais, exposições e oficinas culturais.

Norival Cobeiros, Mário da Silva, João Jordão, Sarita Romano, Elisângela de Barros, Ângelo Ciocca, André, Ademir, Francisco, Marlene Diniz, Marcos Pio, Antonia Vicente, Antonio Marsalo, Luísa Finatti, Gildete Pereira, Cecília Rosa, Homero Gonçalves, José Paulino, Cristina, entre outros, levam à Casa de Cultura e Cidadania de Sousas  cerca de 60  trabalhos em pintura sobre tela, que variam de 30 X 30cm a 1,10 X 1,0cm.  A programação segue até o dia 30 de maio.

O Espaço 8 Ateliê foi criado em 1992,  com a proposta de trabalhar o lado estético dos artistas que porventura se encontram na instituição, ou que vieram fazer tratamento-dia depois da abertura psiquiátrica. Muitos artistas do atelier já participaram de vários salões, bienais, e muitas vezes foram premiados.

Desde 1990, uma parceria entre o Cândido Ferreira e a Prefeitura Municipal de Campinas tem viabilizado o processo de humanização das formas de cuidado na saúde mental. Portas foram abertas, grades foram retiradas, foram abolidos o uso da camisa de força e do eletrochoque. E os tratamentos, desde então, se baseiam no respeito aos direitos do portador de transtorno mental e buscam sua reinserção social e familiar, mantendo como eixo terapêutico principal a promoção da cidadania.

IV VIVER COM ARTE
LOCAL: CENTRO DE CULTURA E CIDADANIA DE SOUSAS
Rua 13 de Maio, 48 (das 9:30 às 15:30h)
F: 3258-7828