Cris, uma personagem de história em quadrinhos

17/05/2004

Aqueles que foram ou são adolescentes sabem bem o que é esta fase da vida... Um período de muitas transformações e poucas certezas. Uma fase em que tudo parece instável, mas ao mesmo tempo, o adolescente se sente plenamente convicto e apto para os desafios. É neste cenário, aparentemente contraditório, em que todos provam novas experiências e fazem decisões para toda a vida. Agora, imagem tudo isto acrescentado de epilepsia.

A epilepsia é a condição neurológica crônica mais comum em todo o mundo e afeta todas as idades, raças e classes sociais. Impõe um peso grande nas áreas psicológica, física, social e econômica, revelando dificuldades familiares, escolares e sociais, especialmente devido ao desconhecimento e ao estigma. No Brasil, é estimado que existam três milhões de pessoas com epilepsia, sendo que a metade tem o início de suas crises na infância e adolescência. Provavelmente, a maioria destas pessoas carrega o “status de epiléptico”, mas poucos sabem que 80% das mesmas podem ter uma vida normal se fizerem o tratamento adequado.

Com o intuito de abordar as dificuldades enfrentadas principalmente pelos adolescentes e seus familiares diante do diagnóstico de epilepsia, a ASPE (Assistência à Saúde de Pacientes com Epilepsia) está lançando uma história em quadrinhos com 30 episódios no  seu portal (www.aspebrasil.org). O conteúdo destas histórias tem como tema central a epilepsia vivenciada pela personagem principal, a Cris. Seus principais objetivos são: educação, melhora da auto-estima, cidadania e combate ao preconceito. Além dos episódios, a Cris tem um diário na Internet (blog) com registros de seu dia-a-dia.

A ASPE é uma organização não governamental, fundada em março de 2002, com a missão de promover saúde bio-psico-social e a visão de melhorar a qualidade de vida das pessoas com epilepsia. É formada por um grupo multidisciplinar de profissionais e é executora da Campanha Global Epilepsia fora das Sombras no Brasil, uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde, International League Against Epilepsy e International Bureau Against Epilepsy.

O lançamento oficial será no dia 20 de maio, às 17:30h no Tilli Center, Barão Geraldo.

Maiores informações pelo telefone: (19) 3788-7292 ou pelo e-mail info@aspebrasil.org

Volta ao índice de notícias