Campinas promove atividade para marcar Semana de Luta Antimanicomial

17/05/2004

Talita El Kadri

A Secretaria de Saúde de Campinas promove, de hoje, dia 17, a sexta-feira, dia 21, uma série de ações para marcar a Semana de Luta Antimanicomial, instituída por lei municipal em 2003. A primeira atividade foi um almoço comunitário, nesta segunda-feira, dia 17, no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Novo Tempo, na região Sudoeste. Amanhã, dia 18, acontece a inauguração das novas instalações do Caps Integração, na região Noroeste.

Na quarta-feira, 19, o Tear das Artes inaugura a Cantina do Tear que será sede da Cooperativa de Geração de Renda Mania por Recheio. No dia 20, quinta-feira, o Caps David Capistrano promove um almoço comunitário. O encerramento acontece na sexta-feira, dia 21, com o Torneio Inter-Caps de Futebol para Campinas e região.

A Luta Antimanicomial é um movimento mundial e começou no Brasil na década de 80. O principal objetivo é acabar com os manicômios e hospitais psiquiátricos, além de buscar a garantia dos direitos dos pacientes com transtornos mentais. "É uma luta pela substituição dos manicômios e hospitais psiquiátricos por locais que prestem assistência com atenção ao paciente, desde o momento da crise até o processo de reabilitação, como ocorre nos Caps", conta a psicóloga Clarice Scopin Ribeiro, coordenadora municipal da Saúde Mental.

Segundo Clarice, os Caps permitem a desospitalização dos pacientes e reforçam o atendimento especializado sem que para isso precisem ficar internados ou afastados do convívio familiar. Atualmente, Campinas conta com nove Caps, três Centros de Convivência, residências terapêuticas, várias oficinas de profissionalização e geração de renda para os usuários e integra o programa De volta para casa, do Ministério da Saúde.

De acordo com Clarice, o maior desafio na luta antimanicomial é modificar o pensamento que a população tem de que o doente mental não pode viver em sociedade. "É esta cultura só será modificada com a consolidação dos caps e de outras instituições que incentivam a retomada do convívio familiar e em sociedade", diz.

Torneio de futebol reúne em Campinas pacientes de vários municípios

Um grande torneio de futebol reúne na próxima sexta-feira, dia 21, pacientes de Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Campinas e de várias outras cidades. O Inter-Caps de Futebol, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo acontece no campo do Corinthinha, na Praça José Xavier de Sousa, no Parque Universitário (região Sudoeste).

A confraternização tem como objetivo a ressocialização, integração e troca de vivência entre os participantes. "A idéia era fazer um torneio pequeno, restrito a Campinas. Mas os Caps de outras cidades foram se interessando e agora temos mais de 10 cidades inscritas", comemora Gilvan Gomes, do Centro de Convivência e Cooperação Tear das Artes e um dos organizadores do campeonato. "Todo mundo pode participar, homens, mulheres, funcionários, mas o protagonista do dia é o paciente", diz Gomes.

Além de comemorar a semana de Luta Antimanicomial, com a movimentação, os organizadores vão aproveitar para vender os produtos das Oficinas do Tear. Os itens são produzidos pelos usuários que participam das oficinas de culinária e produzem diversos tipos de artesanato.

As inscrições para o Inter- Caps de Futebol ainda podem ser feitas no Tear das Artes, na rua Benedito Roberto Barbosa, 11, no Parque Universitário, ou pelo telefone 32668006, com Andresa.

Direitos humanos e saúde mental são debatidos em seminário

Os direitos humanos e a confluência com a Saúde mental no Brasil e em outros países do mundo serão discutidos num seminário internacional, nos dias 28 e 29 de maio, em Campinas, como parte das comemorações da Semana de Luta Antimanicomial. O evento, que ocorre das 9h às 17h no auditório da Fundação Síndrome de Down, em Barão Geraldo, está sendo promovido pela Comissão dos Direitos Humanos da Câmara Municipal de Campinas, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Serviço de Saúde Cândido Ferreira.

O seminário será aberto pela Prefeita de Campinas, Izalene Tiene, e terá a presença da secretária municipal de Saúde, Maria do Carmo Cabral Carpintéro, e do presidente da Câmara, Carlos Francisco Signorelli. Também participam da abertura Javier Vasquez, da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), e Silvana Borges, representantes dos usuários no Conselho Diretor do Serviço de Saúde Cândido Ferreira.

No primeiro dia do evento, 28 de maio, serão discutidas as normas e leis relacionadas aos direitos humanos e as interfaces com a saúde mental. No dia 29, usuários participam de oficinas em que terão oportunidade de colocar em prática o conhecimento das leis que garantem a defesa dos seus direitos.

O público do evento são profissionais de saúde mental, usuários dos serviços, profissionais de Direito, alunos de Direito e cidadãos interessados. A Fundação Síndrome de Down fica na rua José Antônio Marinho, 430, Jardim Santa Genebra. Informações pelo telefone 19 3736 1514 ou 3736 1515.