Disciplina dentro e fora do gramado

17/05/2004

Layza Portes

Usuária do Centro de Saúde leva Programa Paidéia,
voluntariamente,
para 20 meninos da região Sul

Quem escuta a professora Vera da Silva, de 53 anos, falar dos seus alunos, parece ouvir uma mãe, toda orgulhosa, contar das conquistas dos filhos. "Meus meninos", é assim que se refere Vera aos mais de 20 garotos do time de futebol que treina todos os sábados, das 9h30 às 11h, em um espaço perto do Centro de Saúde (CS) Paranapanema (região Sul). A professora é uma usuária do Centro que decidiu levar, voluntariamente, a sua paixão pelos esportes para meninos, entre 7 e 13 anos.

Vera foi campeã brasileira de braço-de-ferro, nas categorias de peso até 60Kg, em 1996 e 1998. Em 1996 levou o 4º lugar no Mundial da modalidade. A dedicação e o gosto por esportes veio ainda menina, aos 14 anos.

A proposta de dar aulas de futebol, surgiu quando um enfermeiro do Paidéia, Programa de Saúde da Família, foi até a casa da professora para tratar de sua mãe. Após uma conversa com o profissional, Vera pensou na possibilidade de começar um trabalho com a comunidade para ensinar aulas de braço de ferro. Mas a modalidade exige a compra de equipamentos e o acompanhamento de um profissional fisioterapeuta. Para isso, as dificuldades não fariam o projeto decolar. Foi aí que surgiu a idéia de um esporte mais barato como o futebol.

Realização.

No começo do projeto, há pouco mais de um ano, o time era formado por meninos, em sua maioria, e cinco meninas. Hoje, são os homens que tomam conta do gramado. "Eu imponho disciplina no jogo. Se alguém fala 'palavrão' ou se há discussão, eu chamo o aluno que fica afastado do campo durante dois minutos. Todos sabem dessa regra. Passo para eles que o time com quem jogam é adversário e não inimigo", conta. A professora lembra que, no ano passado, o time participou de um campenato junto com mais 26 escolas estaduais e municipais, e levou o título e um troféu da equipe mais disciplinada.

O carinho e respeito dos alunos pela treinadora é grande, tanto que é comum os alunos buscarem Vera na própria casa, antes dos treinos. A professora revela que alguns garotos são de famílias carentes."Eles têm uma cumplicidade comigo. Eu me realizo, vejo que está dando um resultado. Me apego muito a eles".

Oficinas.

Desde agosto de 2002, o Centro de Saúde Paranapanema desenvolve oficinas de futebol, capoeira, hip hop, ponto cruz, bordado, corte-costura, crochê e marcenaria. As oficinas são monitoradas por usuários voluntários da unidade. "As oficinas tem uma proposta de descontração, um momento de relaxamento", conta Regina Conceição Souza Guimarães, coordenadora do Centro.

A coordenadora lembra que as próprias oficinas se mantêm com o dinheiro da venda dos produtos ou, ainda, pelo empenho dos monitores e usuários.

Regina destaca que as oficinas fazem parte do Paidéia, Programa de Saúde da Família, que consiste no tratamento humanizado do paciente, não só com a prevenção mas também com atividades que promovam o bem estar.

A própria professora Vera revela que o trabalho que realiza só tem dado bons resultados devido à parcerias e a boa vontade de entidades, amigos e moradores. Vera revela, ainda, que todos os sábados, durante os treinos, uma moradora, doa o lanche e o refrigerantes para os mais de 20 garotos."A Vera é muito esforçada. Ela conseguiu, por exemplo, doação de bolas para as aulas. Sem contar que ela passa disciplina para os alunos", elogia a coordenadora do Centro.