Primeiras próteses dentárias foram entregues nesta quarta-feira, 19 de maio

19/05/2004

Denize Assis

O motorista Alziro Aparecido de Sousa, 52 anos, foi o primeiro cidadão de Campinas a receber nesta quarta-feira, dia 19, no Centro de Saúde (CS) Costa e Silva, as próteses dentárias que passaram a ser confeccionadas, gratuitamente, para usuários da rede municipal de saúde. "Estou agradecido e feliz. Me sinto mais jovem. Não teria condições de custear as próteses", disse Alziro.

Além de Alziro, outras cinco pessoas foram beneficiados hoje com a medida implementada no município no mês passado. Entre eles, estava o aposentado José Joaquim de Lima, de 45 anos. José, que é usuário do Centro de Saúde Conceição, contou que foi muito bem acolhido no centro de saúde e que os profissionais resolveram seu caso rapidamente. "Agora, já posso comer normalmente e de tudo".

Ainda esta semana, na sexta-feira, dia 21, outros seis usuários vão receber suas próteses. A confecção de próteses para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Campinas atende a indicação apontada no Orçamento Participativo (OP) de 2003.

Inicialmente, o CS Costa e Silva, o CS Florence e um serviço instalado no Departamento de Transportes Internos (Deti) vão servir como referência para as regiões Leste, Noroeste e Sul. Os pacientes destas regiões serão encaminhados pelos seus respectivos centros de saúde para estas referências de acordo com as prioridades elencadas pelas equipes de referência.

Os distritos de saúde Norte e Sudoeste estão se organizando para passar a ofertar, o mais breve possível, esta opção para a população pela qual se responsabilizam. A meta é ofertar mil próteses nos primeiros doze meses do programa.

"Serão confeccionadas próteses totais (dentaduras) superiores e inferiores e próteses removíveis (pontes), sem grampo, apenas para a arcada superior. A expectativa é de que os recursos possam ser ampliados assim que o programa estiver consolidado", informou o dentista Isamu Murakami, coordenador municipal da área de saúde bucal.

Segundo Isamu, as próteses serão destinadas preferencialmente para idosos. Porém, pessoas de outras faixas etárias que tenham risco social e/ou biológico por serem desdentadas total ou parcialmente ou por usarem próteses mal adaptadas poderão ser encaminhadas para a referência para receber as próteses. "Pacientes que estejam inseridos em algum projeto terapêutico também terão preferência", disse.

De acordo com Isamu, a confecção de próteses significa um avanço importante para Campinas. "Até pouco tempo, a atenção na área de saúde bucal no município priorizava a faixa etária do escolar e grávidas. Com a implantação do Paidéia, ampliamos a assistência para o público adolescente, adultos e idosos, sem, no entanto, deixar os cuidados com a prevenção", informou.

De acordo com levantamento da Secretaria de Saúde, de 2002, 58% da população de Campinas com mais de 65 anos utilizam próteses na arcada superior e 33% na arcada inferior. Também há uma demanda reprimida (pessoas que necessitam e não têm acesso) de 33% da população nesta faixa etária que necessita de prótese superior e de 41% que precisa de prótese inferior.