Café das Artes é inaugurado nesta quarta para marcar luta antimanicomial

19/05/2004

Espaço é mais uma frente de geração de renda
para pacientes da
saúde mental

Talita El Kadri

Uma aula aberta de Yoga na manhã de hoje, quarta-feira, dia 19, deu início a comemoração pela inauguração da cantina Café das Artes, no Centro de Convivência e Cooperação Tear das Artes, na rua Benedito Roberto Barbosa, 11, Parque Universitário. O Café é uma frente de geração de renda viabilizada por meio da parceria entre as secretarias municipais de Saúde, de Promoção Social, de Educação, e de Cultura, Esporte e Turismo. A cantina vai ser mantida por usuários dos serviços de saúde mental do município e do integrantes do projeto Renda Mínima.

A cantina inaugurada oficialmente às 12h. O evento contou ainda com a exposição e venda de quadros produzidos pelo grupo "As Donas", de familiares de usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Novo Tempo. O Café vai oferecer pastéis, bolos, cafés e alimentos produzidos nas oficinas de culinária do Tear.

O Café das Artes surgiu com a união do Grupo Mania por Recheio, do Caps Novo Tempo e do Programa Renda Mínima. A iniciativa tem como objetivo gerar renda e integrar usuários dos Caps à sociedade, além de ser um serviço de cantina para o Centro de Convivência e Cooperação Tear das Artes.

De acordo com Stellamares Pinheiro, apoiadora municipal de saúde mental da região Sudoeste, o projeto já nasceu com grandes perspectivas. "Queremos juntar também ao projeto os usuários das oficinas de geração de renda da área do Jardim Itatinga, do Caps David Capistrano e outros grupos", diz

A inauguração da cantina faz parte de uma série de eventos promovidos pela Prefeitura de Campinas para marcar a Semana Municipal de Luta Antimanicomial. "Todos os eventos da semana são passos cada vez mais próximos do objetivo, que é reinserir os usuários na sociedade de forma que eles sejam autônomos e não dependentes", afirma a Secretária de Saúde de Campinas, Maria do Carmo Cabral Carpintéro.

A semana marca a reforma psiquiátrica do Sistema Único de Saúde (SUS), um conjunto de ações do governo federal e da sociedade que buscam promover uma atenção mais humanizada e integral ao portador de transtornos mentais no País. Fazem parte do projeto os Caps que oferecem atenção extra-hospitalar e tratamento especializado para pacientes psiquiátricos, o De Volta Para Casa, que ajuda a ressocializar pacientes que estiveram por muito tempo internados em manicômios ou hospitais psiquiátricos entre outros. Os centros de convivência e cooperação, como o Tear das Artes, auxiliam nesse projeto.