Centro de Saúde é capacitado para atender casos de urgência

20/05/2004

Talita El Kadri

O Centro de Saúde Valença (região Noroeste) recebeu hoje, dia 20 de maio, o Núcleo de Educação em Urgências (NEU) da Secretaria Municipal de Saúde para capacitação no atendimento de casos de urgência e emergência. Os funcionários do CS foram orientados para atender casos de vítimas com trauma, vitimas de acidente de trânsito, parada cardio-respiratória, infarto, convulsão e fratura exposta, entre outros.

De acordo com Gerson Salviano Reis, enfermeiro do Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde (CETS), assim será possível evitar condutas inadequadas prevenindo agravamento no estado do paciente. "O objetivo é qualificar melhor o atendimento de urgência. A capacitação é feita com os equipamentos da própria rede", diz Gerson. Segundo ele, esse treinamento pode evitar a ocorrência de seqüelas neurológicas no caso de parada cardíaca, lesões cerebrais e da coluna cervical ajudando até a salvar vidas.

A atividade contou com uma aula teórica pela manhã e aulas práticas durante toda tarde. O treinamento prático foi dividido em três bases que compõem o atendimento de uma urgência. A primeira orientou como possibilitar a liberação de vias respiratórias, estabilização da coluna e colocação de colar servical; a segunda ensinou como fazer ventilação artificial e entubação pela boca e traquéia (oro-traqueal); e a terceira, sobre massagem cardíaca. Em seguida, os 24 funcionários, entre médicos, enfermeiros e auxiliares, aplicaram em uma simulação o que aprenderam no curso.

"Com o treinamento, as pessoas ficam mais seguras para atender esse tipo de ocorrência", afirma Gerson. Ele lembra que além de melhorar o serviço de urgência e emergência, o treinamento aumenta a qualificação dos funcionários, que recebem um certificado ao final do dia.

Segundo Marco Aurélio Gianezzi, apoiador da Secretaria de Saúde na região Noroeste e um dos nove componentes do NEU, o núcleo pretende capacitar as equipes de todos os centros de saúde de Campinas. Na próxima sexta-feira, 28, a capacitação ocorre no CS Vila Rica.

Volta ao índice de notícias