Baile dá início às comemorações de aniversário do CS Balão Laranja

25/05/2004

Talita El Kadri

Um grande baile no Xeretão, na rua Ernesto Alves Filho, Campos Elíseos, nesta sexta-feira, dia 28, abre uma série de atividades para marcar o aniversário de 11 anos do Centro de Saúde do Balão do Laranja. Inaugurado em 31 de maio de 1993, por meio da parceria entre Secretaria Municipal de Saúde, Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas) e população local, o CS atende 800 pessoas diariamente e tornou-se referência para 19 mil pessoas de cinco bairros e cinco núcleos de favela. A semana de comemoração vai até 3 de junho.

Na semana de comemoração de aniversário estão programados, ainda, uma celebração ecumênica, atividades com crianças sobre cuidados corporais, palestra sobre cuidados com a alimentação, oficinas de artesanato e outras ações educativas.

Segundo Maria Rita de Oliveira, coordenadora do CS do Balão do Laranja, 80% da população da abrangência do serviço depende exclusivamente dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A coordenadora explica que o problema mais comum entre os adultos idosos atendidos naquela unidade são os casos de casos de hipertensão, diabetes, problemas circulatórios e respiratórios. Ela ressalta que entre os jovens a maioria das ocorrência é relacionada à violência.

De acordo com Maria Rita, o Centro de Saúde tem dois grandes desafios. Reverter o quadro de gravidez precoce que no ano passado foi acima da média municipal e, também, conscientizar a comunidade para doenças que são agravadas pela condições de vida na região.

O CS conta com 69 funcionários entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde e outros, divididos em três equipes do Paidéia Saúde da Família. Atualmente somam-se ao quadro de funcionários alunos e docentes de seis faculdades. Estagiam no CS estudantes de medicina, terapia ocupacional, nutrição, farmácia, enfermagem, e fisioterapia. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na avenida Paulo Provenza Sobrinho, 35, Campos Elíseos.

Confira a programação:

Dia 28 de maio:

14:00 às 18:00 horas: Baile

Local: Xeretão. Rua Ernesto Alves Filho, esquina com Domicio Pacheco. Campos Elíseos.

Dia 31 de maio:

8h30: Celebração Ecumênica
10h: Apresentação de dança country por um grupo de crianças

10h30: Oficina de Cuidados Corporais (corte de cabelo e atividade educativa sobre higiene bucal); exposição e oficina de artesanato; apresentação de vídeos educativos.

Local: Centro de Saúde do Balão do Laranja. Avenida Paulo Provenza Sobrinho, 35, Campos Elíseos.

Dia 1 de junho:
Distribuição de folhetos da Campanha da Fraternidade

Dia 2 de junho:

8h às 9h: Oficina de Ginástica Harmônica
Local: Centro de Saúde do Balão do Laranja

Dia 3 de junho:

14h: Palestra sobre "Como alimentar-se bem por R$ 1,00"
Local: CS Balão do Laranja.