Parceria viabiliza serviço voluntário de psicólogos para três secretarias municipais

27/05/2004

Talita El Kadri

A Prefeitura de Campinas foi a terceira no país a assinar, na última quarta-feira, dia 26, convênio com o Banco Social de Serviços em Psicologia que vai beneficiar as Secretarias Municipais de Saúde, de Assistência Social e de Desenvolvimento Econômico e Trabalho com o serviço voluntário de psicólogos.

A cerimônia que oficializou a parceria aconteceu no Conselho Regional de Psicologia de Campinas e contou com a presença da Prefeita Izalene Tiene e das secretárias de Saúde, Maria do Carmo Cabral Carpintéro, de Assistência Social, Rita de Cássia Angarten Marchiore, e do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Paulo Daniel da Silva.

Os profissionais vão atuar no Programa De Volta Pra Casa, da Secretaria de Saúde; no desenvolvimento de medidas sócio-educativas em meio aberto, da Secretaria de Assistência Social; e para apoio psicológico ao trabalhador em situação de desemprego, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

Criado em agosto de 2003 pelo Conselho Federal de Psicologia, o Banco Social cadastra psicólogos que disponibilizam horas de seu dia para trabalho voluntário em projetos de órgãos públicos propostos pelo Governo Federal e desenvolvidos pelos governos municipais. Segundo a coordenação nacional do Banco Social, o programa vai permitir que os poderes constituídos percebam o quanto têm a ganhar com a contribuição da psicologia na construção de políticas públicas do País.

Em todo o Brasil, já estão cadastrados no Banco Social por volta de 4 mil psicólogos. Para o acompanhamento de usuários do Programa de Volta Pra Casa, que tem o objetivo de ressocialização de portadores de transtornos mentais que passaram por longos internações, já estão inscritos seis psicólogos em Campinas.

A cidade tem, atualmente, 97 pessoas cadastradas no de Volta Pra Casa. "O Banco Social é inovador e vai contribuir para a assistência dos usuários de maneira qualificada", disse Clarice Scopin Ribeiro, coordenadora municipal da Saúde Mental em Campinas.

Na Secretária de Assistência Social, os psicólogos vão desenvolver medidas socio-educativas para as pessoas assistidas pelos projetos de Liberdade Assistida, Prestação de Serviços à Comunidade e em Núcleos de Crianças e Adolescentes.

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, a parceria vai possibilitar o resgate da auto-estima dos cadastrados do Passe Desemprego, dos componentes do Programa Primeiro Emprego, de Cooperativas e de usuários do Banco do Povo.

Os psicólogos que quiserem se cadastrar no Banco Social de Serviços em Psicologia devem acessar o site do Banco Social de Serviços em Psicologia: www.bancosocialpsi.org.br Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 7727233.