Capacitação prepara equipes para tratar e prevenir tabagismo

28/05/2004

Evento marca, na segunda-feira, 31 de maio, Dia Mundial sem Tabaco

Denize Assis

Para marcar o Dia Mundial sem Tabaco, na segunda-feira, 31 de maio, a Secretaria de Saúde de Campinas promove a capacitação de 50 professores da rede municipal de Educação e 10 profissionais de Saúde para desenvolver o projeto piloto Saber Saúde de prevenção ao hábito de fumar. O evento, que conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e do Instituto de Pesquisas Boldrini (IPEB), acontece das 8h às 18h, na sede do instituto, na rua dr. Gabriel Porto, 1.270, Cidade Universitária.

Na prática, estas pessoas vão trabalhar, a partir de agosto, na aplicação de ações educativas direcionadas a alunos de 16 escolas da cidade, 14 da rede municipal e duas estaduais. "Nosso principal foco são os estudantes de 4 a 10 anos de idade, faixa etária em que a criança começa a tomar decisões e a fazer escolhas para o futuro", afirma a médica sanitarista Dora Zanin, coordenadora municipal da área da Saúde do Adulto. "A expectativa é conscientizar este público sobre os prejuízos causados à saúde pelo uso do cigarro".

O Saber Saúde é uma das três frentes de trabalho da política para o combate e prevenção ao tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde denominada Pandemia de Tabagismo – Campinas responde. Também integra a política o projeto piloto para tratamento de pacientes com problemas graves de saúde, chamados tecnicamente de pacientes de alto risco que são hipertensos e diabéticos com complicações entre outros. O projeto está sendo desenvolvido em cinco Centros de Saúde (CS) e reúne fumantes motivados a parar de fumar.

Uma outra frente de trabalho é a que trata dos ambientes de trabalho livres de fumaça. O projeto também já foi iniciado e envolve as 19 Comissões Internas de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Cipa) da Prefeitura e 15 Cipas da iniciativa privada. O objetivo é sensibilizar e conscientizar os cipeiros sobre a gravidade do tabagismo, sua conseqüências e como promover o ambiente livre do cigarro. A idéia é que estes profissionais passem a atuar como multiplicadores das ações de combate ao tabagismo nos seus ambientes de trabalho.

"Faz parte da política municipal para o combate e prevenção ao tabagismo articular todos os seguimentos ao mesmo tempo. O objetivo é garantir resultados mais eficazes não somente no tratamento mas também na prevenção ao tabagismo", afirma Dora Zanin. A sanitarista informa que, de acordo com a Vigilância em Saúde do município, a estimativa é que em Campinas existam, atualmente, 150 mil tabagistas.

O Dia Mundial sem Tabaco foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o intuito de divulgar e sensibilizar o maior número possível de pessoas sobre os males causados pelo consumo dos derivados do tabaco (cigarro, charuto, cachimbo, rapé, fumo mascado etc). A data é comemorada todo ano nos países que a cada dia mais aderem às propostas de controle do tabagismo.

No Brasil a data vem sendo comemorada desde 1989, com adesão de 27 estados e 3.703 municípios, articulados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca)/Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Controle do Tabagismo. Campinas, há três anos, aderiu ao programa e é um dos municípios pioneiros a implementar uma política ampla envolvendo vários seguimentos, o que tem gerado repercussão positiva na sensibilização da população e gestores em geral sobre os malefícios do tabagismo na cidade.

O tabagismo hoje é considerado uma doença – causada pela dependência à nicotina, considerada droga - responsável por cerca de 50 diferentes enfermidades e, segundo a OMS, é a principal causa de morte evitável em todo mundo. Por ano, 5 milhões de pessoas morrem no mundo em conseqüência desta doença, sendo 200 mil mortes no Brasil. No Estado de São Paulo, 69% das internações hospitalares são relacionadas, direta ou indiretamente, ao tabaco. De acordo com a OMS, 220 bilhões de dólares é o custo social provocado em todo o mundo pelas doenças derivadas do tabagismo.