Semana do Meio Ambiente começa no domingo

28/05/2004

Começa neste domingo, dia 30, a Semana de Meio Ambiente da Prefeitura de Campinas (Semeia). A abertura da programação acontece na Área de Proteção Ambiental (APA de Campinas), região dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio com um plantio de mudas nativas e uma Ecocaminhada.

O tema deste ano "Água – direito de todos" têm entre seus objetivos esclarecer à sociedade a importância de preservar o meio em que vivemos e o quanto esta questão está vinculada à qualidade e quantidade de água para o consumo diário de toda a população, chamando a atenção da comunidade para que acompanhe e participe dos debates relacionados a renovação da outorga e gestão compartilhada dos recursos hídricos do Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de água de nossa cidade.

A programação da Semana é extensa e prevê ações nas diferentes regiões do Município com shows, caminhadas, plantios, exposições, atividades culturais, gincanas, mutirão cata-bagulho, oficinas, teatro, etc. Sob a coordenação do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente(DMA/Seplama) foi formado um grupo de trabalho que organizou as atividades com o envolvimento das Secretarias Municipais de Serviços Públicos, Cultura, Esportes e Turismo, Saúde, Educação, Habitação, Assistência Social, Guarda Municipal, Sub-prefeituras, Sanasa, Ceasa, Grupo de Desenvolvimento Rural (GDR), Fundação José Pedro de Oliveira, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Abertura da Semana é na região da APA de Campinas

Um plantio de mudas nativas e uma Ecocaminhada em Sousas e Joaquim Egídio abrem a programação da Semana de Meio Ambiente, neste domingo, dia 30, às 9 horas.

O ponto de partida da Ecocaminhada será a Praça Lions Clube, em Sousas, onde serão plantadas mudas de árvores nativas. Este plantio conclui o projeto de arborização especial da entrada do Distrito de Sousas, resultado de uma parceria entre a Subprefeitura, que disponibilizou a mão de obra, e o Instituto Ambiente Total (IAT) que doou o projeto paisagístico e as mudas para a arborização.

Após o plantio tem início a caminhada que irá passar pela ponte metálica de Sousas e seguirá pela linha do bonde (antigo ramal férreo) até a Estação Ambiental, em Joaquim Egídio, onde será feita uma pausa para descanso, e uma visita à exposição de fotografias dos animais do Bosque dos Jequitibás.

Durante a caminhada, com auxílio de um carro de som, Antonio João Zanata, subprefeito de Sousas e Joaquim Egídio, estará contando fatos pitorescos e aspectos históricos sobre a APA de Campinas.

O retorno, será pelo mesmo trajeto da ida, até a Praça Beira Rios, em Sousas, onde acontecem as atividades culturais de encerramento da 4ª edição do Viver com Arte organizado pela Secretaria Municipal de Cultura Esportes e Turismo (SMCET). Entre 12h e 17h, na Feira de Artesanato, serão apresentados shows com Edu Passeto, Maractu e o grupo Nação Tainá além do forró com a Banda Lua Branca.

O objetivo maior do plantio e da Ecocaminhada é envolver a comunidade nas questões ambientais, ajudando a divulgar o fato da região ser uma APA, tipo de unidade de conservação criada para proteger a natureza, em locais onde o Meio Ambiente ainda se encontra preservado. além de melhorar a qualidade de vida da população local dentro dos preceitos do desenvolvimento sustentado.

"Como estas áreas de proteção admitem a convivência humana, as pessoas moram e podem exercer suas atividades profissionais, é importante realizar atividades como estas, que englobam a educação ambiental, junto à comunidade local, para envolvê-la nos assuntos da preservação e conservação do meio ambiente" informa Marta Mattosinho, da organização do evento.

A programação do primeiro dia de atividades da Semeia 2004 se encerra com a apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal, às 17 horas, na Praça de Esportes Orestes Quércia, em Barão Geraldo. O repertório traz uma homenagem ao músico José Eduardo Gramani (1944-1998), que em Campinas teve ampla atuação como instrumentista e pesquisador, a apresentação também terá a participação especial do trio Carcoarco.

Feira Ambiental no Largo do Rosário

Entre os dias 31 de maio e 5 de junho, das 10h às 18h, acontece a Feira Ambiental, no Largo do Rosário. Uma oportunidade para que a população conheça os programas e projetos desenvolvidos nas diferentes áreas da Prefeitura relacionados à preservação, proteção e recuperação ambiental do município.

A Banda da Polícia Militar abre a Feira Ambiental, na segunda-feira, dia 31, às 10 horas. No período da tarde tem início as apresentações culturais com a participação do Grupo de Dança Canoeiros, a peça de teatro "Julinho e economia" e oficinas para construção de brinquedos com material reciclável. 

As secretarias e autarquias municipais que tem interface com a área ambiental e outras instituições estarão expondo seus trabalhos nas barracas montadas no Largo do Rosário. Entre os trabalhos expostos será possível conhecer o início do levantamento que está sendo desenvolvido pelos alunos da Rede Municipal sobre os impactos ambientais nas microbacias hidrográficas que ficam do entorno de cerca de 40 escolas que participam do Programa de Educação Ambiental da Prefeitura.

Um grupo de 62 professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec),está sendo capacitado para desenvolver este trabalho com os alunos.

Neste ano, a Feira contará com a participação dos Departamentos de Limpeza Urbana, Parques e Jardins e Meio Ambiente. O Comdema, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Ambiental e a Defesa Civil também participam do evento. Os museus de História Natural e Dinâmico de Ciências, Mata Santa Genebra, Sanasa, Ceasa/GDR e as secretarias municipais que organizam o evento também estarão expondo seus trabalhos na Feira Ambiental.

Além da Feira Ambiental várias ações estarão acontecendo em diferentes regiões do município. Uma destas ações é a assinatura do Termo de Compromisso entre a Prefeitura de Campinas e o Greenpeace para inclusão de Campinas na Rede de Cidades Amigas da Amazônia. O evento será nesta terça-feira, dia 3, às 11 horas, no salão azul, 4º andar do Paço Municipal. A adesão do município de Campinas ao Programa Cidade Amiga da Amazônia, implica em não comprar nenhum móvel feito de mogno e exigir nas licitações somente a utilização de madeira certificada.

Volta ao índice de notícias