Saúde promove atividades na Semana do Meio Ambiente

28/05/2004

Talita El Kadri

Todos os Centros de Saúde e demais serviços da Secretaria Municipal de Saúde vão estar mobilizados para participar da Semana de Meio Ambiente que acontece de 30 de maio a 5 de junho em Campinas. Nas cinco regiões da cidade, os serviços vão promover atividades educativas direcionadas para os mais diversos públicos que compões a sua clientela.

Nos Centros de Saúde da região Sul vai haver palestras e exposições de cartazes sobre a importância da preservação do meio ambiente, apresentação filmes e as atividades dos grupos de vivência serão voltadas para o tema. Na região Leste acontece, no condomínio Xangrilá, palestras e exposições sobre o meio ambiente. Nas demais regiões também acontecem ações educativas.

Uma tenda da Secretaria de Saúde na feira sobre meio ambiente que acontece no Largo do Rosário vai tratar do tema com diferentes abordagens em cada dia da semana. Na segunda feira, dia 31, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) faz apresentações sobre animais peçonhentos, ratos e morcegos. Na terça acontece exposição dos trabalhos das oficinas de reciclagem, artesanatos e plantas do Serviço de Saúde Candido Ferreira.

As atividades de quarta-feira, sobre dengue, serão desenvolvidas pelos distritos de saúde em parceria com o Centro de Controle do Zoonoses. Qualidade da água é o tema da quinta feira, com ações também realizadas pelos Distritos de Saúde. E, na sexta-feira, a Vigilância em Saúde (Visa), os Centros de Saúde e o Centro de Referência do Trabalhador promovem atividades relacionadas à saúde ambiental.

De acordo com a coordenação da Saúde Coletiva municipal, o meio ambiente tem grande importância na saúde humana. "A vida e a preservação da saúde dependem de um ambiente sadio. Toda agressão ambiental, direta ou indiretamente, vai trazer repercussão nociva a comunidade", afirma o médico sanitarista e coordenador de saúde ambiental da Secretaria de Saúde, Carlos Eduardo Cantusio Abrahão. Segundo ele, é preciso promover ações educativas como a desta semana para conscientizar a população a respeito da importância de colaborar para que a qualidade do meio ambiente seja preservada.