Campinas marca Dia Mundial sem Tabaco com ações educativas, capacitação e oficina

31/05/2004

Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas fez desta segunda-feira, 31 de maio, Dia Mundial sem Tabaco, uma oportunidade para fortalecer, junto à população, a informação sobre os males causados pelo tabagismo, a principal causa de morte evitável em todo o mundo - segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) –, sendo responsável por um total de 10 mil mortes por dia.

No Centro de Referência em Álcool e Drogas (Criad), da Prefeitura, uma oficina reuniu pacientes do grupo de tabagismo que já deixaram de fumar e pessoas que querem abandonar o vício. Os participantes relataram suas histórias, a difícil ‘tarefa’ de deixar o cigarro e trocaram experiências. "Nosso objetivo, com a oficina, é informar melhor as pessoas, conscientizá-las sobre os prejuízos do cigarro e, assim, sensibilizá-las a participar dos grupos", disse a psicóloga Cristina Viotto, coordenadora do grupo de tabagismo da unidade.

O aposentado Maurício Adalberto Rosa, de 39 anos, participou da oficina e disse que as informações que ele recebeu mostraram que existe possibilidade de tratar o tabagismo. "Fumo pelo menos 20 cigarros por dia desde os 18 anos de idade. Quero parar, mas é difícil. Tenho a expectativa de que o grupo vai me ajudar", afirmou.

Esta semana, o Criad iniciou a triagem de pacientes para formar um novo grupo de tabagismo. As pessoas devem ser encaminhadas pelos Centros de Saúde ou se dirigir diretamente à unidade que fica na rua Tiradentes, 882. "O encaminhamento do médico facilita, no entanto isto não deve ser uma barreira", disse Cristina Viotto. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3236 5593.

Prevenção. Também nesta segunda, 31, no Instituto Boldrini, 50 professores da rede municipal de Educação e 10 profissionais de Saúde foram capacitados para desenvolver o projeto piloto Saber Saúde, de prevenção ao hábito de fumar. O projeto, viabilizado por meio de parceria entre as secretarias municipais de Saúde e de Educação e o Instituto de Pesquisas Boldrini (IPEB), começa a ser colocado em prática em agosto em 16 escolas de Campinas.

O alvo principal do Saber Saúde são crianças e jovens. No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), existem três milhões de fumantes com idades entre cinco e 19 anos. Segundo números divulgados hoje pela OMS, a cada dia 100 mil jovens começam a fumar, 80% deles em países pobres.

Tabagismo e Pobreza. Nos Centros de Saúde, o tabagismo e a relação do fumo com a miséria social foram abordados nas atividades em grupo. As questões foram abordadas porque, neste ano, o tema escolhido pela OMS para marcar o Dia Mundial sem Tabaco foi Tabagismo e Pobreza: Um Ciclo Vicioso.

A OMS estima que haja no mundo 1,3 bilhão de fumantes, sendo que 84% deles vivem nos países mais pobres. Nestes locais, segundo a OMS, há menos informação e menos campanhas sobre os prejuízos do cigarro. No Brasil, um terço da população adulta fuma, sendo 11,2 milhões mulheres e 16,7 milhões homens. Em Campinas, são 150 mil.

Os males. A médica sanitarista Dora Zanin, coordenadora da Saúde do Adulto em Campinas, informa que o tabaco traz problemas de saúde não só para quem traga sua fumaça, como também para os fumantes passivos e para as pessoas envolvidas com o seu plantio.

Segundo a sanitarista, o tabagismo está relacionado com mais de 50 tipos de doenças, como câncer de boca, pulmão, faringe e infarto. "Cerca de 90% das pessoas que morrem vítimas de câncer de pulmão são fumantes e outros 3% são fumantes parciais", disse. Existem ainda doenças em que o tabaco não é considerado a causa principal, mas influencia muito no seu desenvolvimento.

A OMS vem trabalhando para enfrentar esse sério problema de saúde pública e, em 1997, criou o Dia Mundial sem Tabaco. A data é o momento em que os 192 países membros da organização abordam um mesmo tema relacionado ao fumo com o objetivo de fortalecer a informação junto à população. Neste ano, o Brasil foi a sede da solenidade comemorativa.

Também para marcar o Dia Mundial sem Tabaco, a partir das 19h, horário de Brasília, a Noruega torna-se o segundo país do mundo a proibir o fumo em bares e restaurantes. A Irlanda foi o primeiro.