Saúde promove atividades na Semana do Meio Ambiente

31/05/2004

Talita El Kadri

Todos os Centros de Saúde e demais serviços da Secretaria Municipal de Saúde vão estar mobilizados para participar da Semana de Meio Ambiente que acontece até 5 de junho em Campinas. Nas cinco regiões da cidade, os serviços vão promover atividades educativas direcionadas para os usuários da rede pública.

Os Centros de Saúde (CS) São José e Carvalho de Moura (região Sul) orientam a população da sua abrangência, de hoje, dia 31, a sexta-feira, dia 4 de junho, sobre a importância da preservação do córrego Taubaté, que nasce no Monte Cristo e percorre a Região Sul. Segundo Estela Maria Almeida Silva Melo, enfermeira do CS São José, o córrego é vítima do despejo de lixo e detritos industriais, além do desmatamento da mata nativa das margens. "O córrego Taubaté deságua no Rio Capivari que abastece os moradores, ou seja, a água de má qualidade acaba voltando para a população", afirma.

Na quinta-feira, dia 3, os agentes de saúde das equipes dos CSs São José e Carvalho de Moura vão visitar o Museu Dinâmico de Ciência, no Parque Portugal (Lagoa do Taquaral), onde ocorrerá uma palestra sobre o tema água. Na sexta-feira, 4, acontece uma oficina de reciclagem de lixo em que a população vai aprender a transformar embalagem de leite em caixas para presente. A oficina será na Praça do Bandeira Dois, na Rua Militão de Melo com Manoel Bombate, no Jardim Bandeira Dois.

Ainda, na área dos dois centros de saúde, durante toda a semana, acontece a operação cata-bagulho, na qual agentes de saúde em conjunto com a população vão coletar lixo das ruas. A atividade inclui orientação sobre o ambiente seguro, que reduz risco de doenças.

Nas demais regiões, também acontecem ações educativas. Uma tenda da Secretaria de Saúde na feira sobre meio ambiente que acontece no Largo do Rosário vai tratar do tema com diferentes abordagens em cada dia da semana. No dia 31, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) fez apresentações sobre animais peçonhentos, ratos e morcegos.

Na terça, acontece exposição dos trabalhos das oficinas de reciclagem, artesanatos e plantas do Serviço de Saúde Cândido Ferreira. As atividades de quarta-feira, sobre dengue, serão desenvolvidas pelos distritos de saúde em parceria com o Centro de Controle do Zoonoses.

Qualidade da água é o tema da quinta-feira, com ações também realizadas pelos Distritos de Saúde. E, na sexta-feira, a Vigilância em Saúde (Visa), os Centros de Saúde e o Centro de Referência do Trabalhador promovem atividades relacionadas à saúde ambiental.

De acordo com a coordenação da Saúde Coletiva municipal, o meio ambiente tem grande importância na saúde humana. "A vida e a preservação da saúde dependem de um ambiente sadio. Toda agressão ambiental, direta ou indiretamente, vai trazer repercussão nociva a comunidade", afirma o médico sanitarista e coordenador de saúde ambiental da Secretaria de Saúde, Carlos Eduardo Cantúsio Abrahão.

Segundo Abrahão, é preciso promover ações educativas como a desta semana para conscientizar a população a respeito da importância de colaborar para que a qualidade do meio ambiente seja preservada.