Programa Paidéia qualifica assistência à saúde da mulher

27/05/2004

Avaliação divulgada pela Secretaria de Saúde de Campinas nesta quinta-feira, 27 de maio, véspera do Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e do Dia Nacional de Redução da Morte Materna mostra que o município conseguiu, nos últimos três anos, com a implantação do Paidéia Saúde da Família, avanços importantes na área da saúde da mulher.

Com a execução de programas como o Cidade-Mãe, de humanização do pré-natal e nascimento, a Secretaria Municipal de Saúde conseguiu melhorar e ampliar a assistência às gestantes na cidade. O número de consultas de pré-natal aumentou e a política de redução da mortalidade materna está sendo aperfeiçoada.

A cidade passou a garantir, também, por meio do Programa Iluminar, assistência integral às mulheres vítimas de violência sexual. Questões de maior risco como câncer de colo do útero e câncer de mama passaram a ser priorizadas e o índice de mortalidade das duas doenças foi reduzido.

A Secretaria de Saúde reforçou ações intersetoriais com as secretarias municipais de Educação, Assistência Social, Cultura e Habitação e com Organizações Não Governamentais (ONGs) e, ainda, ampliou a parceria com o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Maternidade de Campinas e Maternidade do Hospital Celso Pierro, da Pontifícia Universidade Católica (Puc-Campinas). Trabalhos desenvolvidos pela rede municipal de saúde se tornaram referência nacional e internacional e objeto de pesquisa acadêmica.

O resultado das ações implementadas foi reconhecido pela Secretaria de Estado da Saúde, que classificou a cidade em segundo lugar entre as que tratam melhor a saúde da mulher no Estado de São Paulo.