Iluminar garante atendimento integral à mulher vítima de violência sexual

27/05/2004

Em 2001, com a implantação do Programa Iluminar – Cuidando das Vítimas de Violência Sexual, a Prefeitura de Campinas passou a garantir atendimento integral para todas as mulheres acometidas pela violência doméstica e sexual na cidade.

Para implantar o programa, a Secretaria de Saúde montou, utilizando a estrutura dos próprios serviços de saúde e de outras secretarias municipais, uma rede de cuidados e estabeleceu um protocolo que acolhe as vítimas, valoriza a escuta afetiva e competente, desenvolve a solidariedade operante e cuida da saúde física, mental e civil dos cidadãos.

Também inaugurou, no Complexo Ouro Verde, um ambulatório que presta assistência de emergência para os casos, como atendimento psicológico. Ainda integram a rede de assistência o Instituto Médico Legal (IML), o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) e o Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), vinculado à Secretaria Municipal de Promoção Social, entre outros serviços.

Com a parceria do Centro de Pesquisas das Doenças Materno-infantis de Campinas (Cemicamp) e do Caism, a Secretaria de Saúde sensibilizou e capacitou as equipes dos serviços para acolher e atender as vítimas.

A capacitação envolveu toda Guarda Municipal, profissionais das escolas municipais, creches, Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), serviços da Secretaria de Promoção Social, funcionários da Delegacia da Mulher e do IML, além dos trabalhadores dos Centros de Saúde, dos prontos-socorros municipais e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A psicóloga Maria Angélica Fonseca Soares, coordenadora do Ceamo, diz que o Iluminar proporcionou muitos avanços na assistência às vítimas e também na prevenção da violência na cidade. "O trabalho em rede do Iluminar, que une forças para que a mulher seja atendida de maneira integral e completa e atua também no contexto familiar e social da vítima, é fundamental porque interrompe a cadeia da violência", afirma.

O Iluminar já atendeu, desde que foi implantado, mais de 2 mil pessoas entre mulheres, homens, crianças e adolescentes. Mais de 70% das vítimas são mulheres.