Gravidez na adolescência tem redução de até 36%

27/05/2004

O número de casos de partos na adolescência caiu nas cinco regiões de Campinas (Norte, Sul, Leste, Sudoeste e Noroeste) no período entre 2000 e 2003. Segundo dados da Saúde Coletiva do Município, a redução foi de 36,6% na faixa etária até 14 anos e de 28,2% dos 15 aos 19 anos. No total geral, considerando todas as faixas etárias, o número de partos realizados pela Secretaria de Saúde de Campinas caiu 15,6% nos últimos três anos. A queda na cidade é superior a média registrada no Estado de São Paulo no mesmo período, que foi de 8,85%.

A médica Verônica Gomes Alencar, coordenadora municipal da área da Saúde da Mulher, diz que a série de medidas implementadas pelo município como Crescer Antes, programa de prevenção à gravidez na adolescência, e trabalhos de conscientização sobre anticoncepção, além da ampliação dos acesso aos métodos anticoncepcionais foram fundamentais para a redução.

Na rede municipal de saúde, a maior parte dos Centros de Saúde e Módulos Paidéia de Saúde da Família desenvolvem atividades específicas para prevenção da gravidez na adolescência com grupos de sexualidade, grupos de anticoncepção e estímulo ao uso de preservativo. Além disso, realizam todas as ações do Projeto Cidade-Mãe de assistência ao pré-natal e ao nascimento voltadas para este público, que incluem grupos e visitas a maternidades.

Também são desenvolvidas ações intersetoriais como as do programa Rede de Projetos de Orientação Sexual, da Secretaria de Educação, que trabalha com os eixos educação, sexualidade e cidadania e atinge alunos das escolas municipais de todas as faixas etárias.

"Ainda há outros programas, como o Quintais da Alegria, da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, e o Primeiro Emprego, da Coordenadoria da Juventude, que compõem ações intersetoriais fundamentais para conscientizar os adolescentes e ajudá-los a construir outras alternativas para seu futuro", explica a médica pediatra Priscila Chakkour, coordenadora municipal da área da Saúde da Criança e do Adolescente.