Planejamento familiar

27/05/2004

A Secretaria de Saúde disponibiliza também um Ambulatório de Planejamento Familiar, localizado na Policlínica II, na avenida Campos Sales, 737. O serviço conta com uma equipe multiprofissional constituída por ginecologista-obstetra, assistente social, enfermeira, auxiliar de enfermagem e psicóloga.

Planejamento familiar é o direito que toda pessoa tem à informação, à assistência especializada e ao acesso aos recursos que permitam optar livre e conscientemente por ter ou não ter filhos. "O número, o espaçamento entre eles e a escolha do método anticoncepcional mais adequado, inclusive os definitivos como laqueadura e vasectomia que são garantidos por lei, são opções que toda mulher deve ter o direito de escolher de forma livre e por meio da informação", diz a médica ginecologista Helena Maria de Aguiar Godoy, coordenadora do Ambulatório de Planejamento Familiar.

Ela informa que todos os métodos anticoncepcionais recomendados pelo Ministério da Saúde estão disponíveis nos Centros de Saúde, entre eles camisinha, pílula anticoncepcional, Dispositivo Intra-Uterino (DIU) e anticoncepcional injetável. O método mais adequado para cada mulher é definido de acordo com as especificidades da cada um.

Segundo Helena, no próprio Centro de Saúde (CS), as equipes do Paidéia estão preparadas para, após avaliação de cada caso, se o paciente desejar e houver indicação técnica, encaminhá-la, sozinha ou acompanhada do seu parceiro, para o Ambulatório de Planejamento Familiar. Só então, depois de passar por entrevista e de ser esclarecido a respeito dos métodos contraceptivos inclusive os definitivos, é que o usuário será encaminhado para a laqueadura ou vasectomia.

"Nossa equipe trabalha para que o cidadão possa refletir sobre qual é o melhor método para ele e sobre o melhor momento de se utilizar de uma cirurgia. É preciso que a pessoa seja conscientizada, conheça seus direitos e saiba o significado do método antes de optar", informa a psicóloga Maria Bernadete Ribeiro Romeiro, da equipe do Ambulatório de Planejamento Familiar.

No total, 8,9 mil pessoas já passaram pelo Ambulatório de Planejamento Familiar desde sua inauguração, em 1997. O número de vagas oferecidas por ano na unidade foi ampliado de 1,9 mil, em 2001, para 2,2 mil, em 2003. Por ano, são realizadas em média 620 laqueaduras e 500 vasectomias pela rede municipal de saúde.