Índios da tribo Tucano chegam a Campinas para conhecer trabalho dos agentes comunitários de saúde

02/05/2005

Denize Assis

Dois índios da tribo Tucano chegaram a Campinas nesta segunda-feira, 2 de maio, para conhecer de perto e vivenciar o trabalho desenvolvido pelos agentes comunitários que atuam na Secretaria Municipal de Saúde. Vindos da aldeia Pirapixuna, a 1,6 mil km de Manaus, eles vão saber das atividades desenvolvidas por estes profissionais nos diversos serviços da rede pública municipal de saúde, entre eles os centros de saúde e módulos de saúde da família das regiões Sul e Noroeste da cidade.

Segundo a enfermeira sanitarista Alóide Ladeia Guimarães, coordenadora do Centro de Educação do Trabalhador da Saúde (Cets) da Prefeitura, os dois índios atuam como agentes comunitários de saúde e querem se familiarizar com o trabalho desenvolvido em Campinas, seus desafios e peculiaridades. "Poder receber estes profissionais é uma experiência ímpar. Eles chegaram com o objetivo de conhecer o trabalho desenvolvido aqui mas a expectativa da Secretaria de Saúde é de que nossos agentes também aprendam com eles. É um momento de troca de experiências", diz.

A visita foi viabilizada pela Organização não Governamental (ONG) Expedicionários da Saúde, grupo de profissionais que atuam na área da saúde fazendo trabalho voluntário na Região Norte do Brasil. Os índios vão permanecer em Campinas durante todo mês de maio.