Campinas aplicou quase 8 mil doses contra a gripe no dia da mobilização nacional pela Campanha de Vacinação do Idoso

02/05/2005

Desde o início da campanha, mais de 30 mil compareçam aos postos

Denize Assis

Dados da Vigilância em Saúde (Visa), da Secretaria de Saúde de Campinas, indicam que 7,8 mil pessoas foram vacinadas contra o vírus influenza, que provoca a gripe, no sábado, 30 de abril, dia da mobilização nacional pela Campanha de Vacinação do Idoso. Isto representa uma cobertura de 8% do total da população com mais de 60 anos no município que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 99,8 mil.

Se somado com as doses aplicadas nos três primeiros dias da campanha, 25, 26 e 27 de abril, o número de pessoas atingidas chega a 30,7 mil, ou 30,8% do total. A meta é levar pelo menos 68,9 mil, ou 70% do público alvo, aos postos de vacinação até 6 de maio, último dia da campanha.

A realização desse tipo de campanha, que prioriza idosos na vacinação contra o influenza, segue determinação da Organização Mundial de Saúde (OMS). "Esta vacina indiscutivelmente ajuda a reduzir as internações e mortes decorrentes das complicações da gripe entre os idosos", explica a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, da Visa de Campinas.

Estimativas de estudos internacionais indicam redução da mortalidade em até 50% entre a população idosa nos países que instituíram as campanhas gratuitas contra a gripe. Além disso, constam nos resultados destes estudos a redução de 19% do risco de hospitalização por doença cardíaca e em até 23% do risco de doenças cerebrovasculares.

Brigina diz, ainda, que a vacina não tem contra-indicações e funciona de verdade. Além disso, segundo a sanitarista, as pessoas com mais de 60 anos precisam tomar a vacina em todas as campanhas, pois os vírus são diferentes de um ano para o outro.

Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda que todos tomem a dose contra o influenza que, a partir de hoje, está disponível nos centros de saúde e módulos de saúde da família, nos horários de funcionamento de cada unidade. Na oportunidade, a pessoa pode ainda atualizar a carteira de vacinas, com as doses em atraso da dupla adulto, que protege contra difteria e tétano. Para aqueles em que houver indicação, será aplicada a anti-pneumocócica. As vacinas são de graça.

Pandemia. A gripe é considerada uma das doenças infecciosas que mais preocupam as autoridades sanitárias no Brasil e no mundo. No último século, ocorreram três pandemias - epidemia em escala mundial - responsáveis por mais de 50 milhões de mortes, problemas sociais e perdas econômicas: a Gripe Espanhola, em 1918, a Gripe Asiática, em 1957, e a Gripe de Hong Kong, em 1968.

Especialistas acreditam que uma nova pandemia poderá acontecer nos próximos anos, provocando milhões de casos da doença. A característica mutável do vírus influenza, causador da gripe, reforça esta hipótese. Esta probabilidade reforça a necessidade de todos participarem da campanha.

Volta ao índice de notícias