Visa promove ações educativas e vistorias em clínicas de odontologia no Centro

03/05/2005

Denize Assis

Equipes da Vigilância em Saúde (Visa) Leste, da Secretaria de Saúde de Campinas, em conjunto com o Conselho Regional de Odontologia (CRO), vistoriaram, nas últimas três semanas, mais de 70 clínicas e consultórios de odontologia instalados no Centro da cidade. O objetivo é regulamentar e fiscalizar o funcionamento destes serviços, atuar para reduzir riscos de doenças entre usuários e profissionais e minimizar danos ao meio ambiente.

Segundo a cirurgiã dentista Rosemeire de Toledo, da Visa Leste, o Centro da cidade concentra a grande maioria dos serviços de odontologia do município. "No geral, as equipes têm sido bem recebidas pelos profissionais que, inclusive, têm se disponibilizado a corrigir distorções", diz. Desde o início das ações, dois estabelecimentos foram interditados.

A dentista afirma que o intuito é que os dentistas atuem de acordo com a legislação, em estabelecimentos que possuam alvará do Departamento de Uso e Ocupação do Solo (Duos) e licença de funcionamento da Vigilância Sanitária Municipal.

Além disso, de acordo com Rosemeire, durante a ação, a equipe verifica se o profissional é formado e possui registro no CRO, condições obrigatórias para o exercício da atividade. "A prática da odontologia por uma pessoa não formada e sem o registro no CRO constitui crime contra a saúde pública e exercício ilegal da profissão", afirma.

Rosemeire informa, ainda, que o estabelecimento que funciona sem a devida licença dos órgãos competentes oferece risco para o usuário. "O consultório de odontologia precisa funcionar de acordo com normas de biossegurança, que são averiguadas antes da concessão e na renovação da licença. Essas normas garantem, entre outras aspectos, a redução dos riscos de contrair doenças, como hepatites e Aids, tanto para o paciente como para o profissional", diz.

Segundo a tecnóloga de saneamento Janete Navarro, coordenadora da Visa Leste, para garantir a saúde, as pessoas não devem comprar nem utilizar produtos ou serviços clandestinos. "Em caso de dúvida, o cidadão deve recorrer à vigilância em saúde de sua região", diz. O alvará deve estar fixado sempre em local visível para o usuário. Janete reforça que as pessoas devem exercer a cidadania e denunciar situações irregulares.

Para contatar a Vigilância em Saúde as pessoas devem telefonar para 3242-5870 (Região Norte), 3268-6244 (Noroeste), 3212-2755 (Leste), 3227-4499 (Sudoeste), 3273-5999 (Sul) ou solicitar informações pelo telefone 156. A ação prossegue, a partir de agora, com apoio da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas (ACDC) e do sindicato da categoria.