Prefeitura desencadeia atividades de controle de escorpiões na Vila Teixeira e em Aparecidinha

05/05/2005

Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio da Vigilância em Saúde (Visa) Norte, vistoriou 96 domicílios, orientou 282 alunos e 20 professores e capacitou 11 agentes comunitários de saúde (ACS) numa grande operação de controle de escorpiões e outros animais da fauna sinantrópica – aranhas, lacraias, serpentes e morcegos – na Vila Teixeira e no CDHU de Aparecidinha, na Região Norte da cidade, entre os dias 18 e 29 de abril.

A operação incluiu também busca ativa e inviabilização de criadouros e delimitação de foco de escorpiões em quatro quarteirões e remoção de cerca de uma tonelada de entulhos, telhas, madeira, móveis antigos e outros materiais que podem servir de abrigo para estes animais. Uma outra etapa do trabalho ocorre neste mês, em data a ser agendada.

Segundo o supervisor de controle ambiental, Nilton dos Santos Menezes, da Visa Norte, a operação foi deflagrada a partir de solicitações ao serviço 156 da Prefeitura e do registro de aparições de escorpiões em quatro residências nos últimos quatro meses na Vila Teixeira e CDHU de Aparecidinha.

A primeira escola a receber a equipe foi a Sofia Velter Salgado, na Vila Teixeira, onde 14 professores foram capacitados para prevenção de acidentes e eliminação de condições ambientais favoráveis ao abrigo e proliferação de escorpiões e outros animais da fauna sinantrópica. Os profissionais ainda receberam orientações sobre medidas de prevenção em relação a ocorrência de acidente.

Na mesma escola, 180 alunos assistiram a palestras que abordaram as mesmas questões e conferiram, de perto, várias espécies destes animais, além de receberem, da equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), informações sobre os exemplares apresentados.

Na última sexta-feira, dia 29, a equipe da Visa Norte esteve na escola F2 do CDHU de Aparecidinha onde seis professores e 108 alunos assistiram às palestras, receberam orientações e conferiram também a exposição de animais apresentada pelos profissionais do CCZ.

O biólogo Ovando Provati informa que a disponibilidade de escorpiões no meio ambiente ocorre durante todos os meses do ano. "A presença destes animais é favorecida pela disponibilidade de terrenos baldios com mato, disposição inadequada de resíduos, condição climática como ocorrência de chuva entre outras. Por isto as medidas de controle devem ocorrer o tempo todo", diz. Confira medidas de controle abaixo.

Segundo Provati, uma das frentes de trabalho da Secretaria de Saúde consiste em capacitar pessoal da atenção básica para que notifiquem a Visa no caso de aparecimento e de acidentes com escorpiões, identifiquem áreas de risco e desencadeiem ações de controle.

Em casos de acidentes, informa Provati, as pessoas devem procurar o Centro de Saúde ou serem encaminhadas ao Centro de Controle de Intoxicações (CCI) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Se possível, o animal peçonhento deve ser levado para identificação. Os Distritos de Saúde e o Centro de Controle de Zoonoses também podem ser acionados para orientar quanto à prevenção e para realizar identificação da espécie.

Medidas de controle:

Terrenos baldios ao lado da casa devem ser mantidos limpos, sem mato, pedras ou tocos;

O quintal também precisa estar limpo e livre de restos de construção, garrafas, tábuas, folhas secas etc.

O Lixo doméstico deve ser colocado em sacos plásticos bem fechados ou lixeiras com tampa e colocado momentos antes da coleta em suportes altos. É importante nunca jogar o lixo em terrenos baldios e denunciar quando isto ocorrer;

Os ralos da casa precisam ser substituídos por modelos do tipo abre e fecha ou vedados com tela milimétrica ou borracha;

Os espelhos quebrados de interruptores devem ser trocados ou vedados com fita adesiva, papelão ou isopor;

Pontos de luz do teto devem ser vedados com massa corrida ou fita adesiva;

Pias e tanques precisam ficar tampados;

Caixas de gorduras não devem ter frestas;

Paredes de tijolo baiano e muros devem ser rebocados;

Soleiras de portas precisam ser vedadas com rodos, panos ou rolinhos de areia ao entardecer;

Usar calçados e luvas de couro quando for trabalhar com materiais que possam abrigar escorpiões.

Essas recomendações também servem para o controle de aranhas.