Conclave odontológico vai reunir mais de 3 mil pessoas em Campinas

06/05/2005

Denize Assis

Mais de 3 mil dentistas e estudantes da área de odontologia vão estar reunidos em Campinas, entre os dias 16 e 19 de maio, no 16o Conclave Odontológico Internacional que terá o prefeito Hélio de Oliveira Santos como presidente de honra. O evento, que acontece no Galleria Shopping, vai tratar da atualização profissional e discutir avanços tecnológicos e no atendimento.

Durante o conclave, simultaneamente, ocorrem o 1º Encontro de Prótese Dentária de Campinas e Região e o VII Encontro Científico da Sociedade Brasileira de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, além de um feira exclusiva para os participantes com produtos importados e os mais variados equipamentos dentários. O conclave está sendo organizado pela Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas (ACDC).

O Conclave terá 46 cursos nacionais e 4 internacionais, 13 simpósios, 121 painéis, 15 conferências de novos talentos, 16 workshops e encontros de ex-alunos. Ao todo, 23 diferentes áreas serão discutidas, entre elas Acupuntura, Dentística, Cirurgia, Implante, Marketing, Halitose, Estética, Sedação, Próteses, Paciente Especiais, Traumatologia, Endodontia e Odontopediatria. Um dos destaques será a palestra, no dia 19, do inglês John G. Meechan, um dos maiores nomes mundiais da Anestesiologia.

A Prefeitura de Campinas, além de participar do evento como apoio, estará representada pelo coordenador de saúde bucal da Secretaria Municipal de Saúde, o cirurgião dentista Isamu Murakami.

O dentista vai coordenar o simpósio de saúde coletiva do evento, que vai abordar os novos conceitos em cariologia e diagnóstico de cárie, com enfoque na promoção de saúde. "Também serão discutidas as técnicas de restaurações atraumáticas ou seja técnicas simplificadas utilizadas em casos onde o profissional não conta com consultório odontológico convencional", informa Isamu.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 12% dos dentistas do planeta atuam no Brasil e a categoria reúne profissionais que somam 3% da população mundial. "Considerando estes números e a necessidade de uma educação continuada é que a ACDC organiza tradicionalmente o conclave", informa Antonio Ramacciato, presidente do 16º Conclave Odontológico Internacional.

Durante os dias de evento, serão sorteados, para os dentistas participantes, viagens à Boiçucanga, litoral paulista, e um Chevrolet Celta 0 Km. Mais informações sobre o 16º Conclave Odontológico Internacional de Campinas podem ser obtidas no endereço eletrônico www.acdc.com.br