Campinas vacina 69,4 mil e prossegue com a campanha de vacinação do idoso até sexta

09/05/2005

Denize Assis

Campinas atingiu a marca de 69,4 mil pessoas vacinadas contra o vírus influenza, que causa a gripe, na oitava edição da Campanha de Vacinação do Idoso no município – sétima no País – e vai prosseguir com a vacinação até sexta-feira, dia 13 de maio. O objetivo é, nesse período, atingir a meta de imunizar 70% da população nessa faixa de idade, já que o número alcançado, entre 25 de abril e 6 de maio, representa 69,56%. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Estatística (IBGE), a cidade conta com 99,8 mil moradores com mais de 60 anos.

De acordo com a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, da Vigilância em Saúde (Visa) de Campinas, a decisão de estender a vacinação por mais uma semana levou em conta não somente o pouco número de pessoas que falta para atingir a meta, mas o fato de não ter havido uma homogeneidade em todas as regiões da cidade. Segundo os dados da Visa, a Região Sudoeste atingiu 91,45% de cobertura, a Norte 77,18%, a Noroeste 74,08%, a Sul 71,91% e a Leste 67,08%.

Além da dose contra a gripe, a campanha também disponibiliza a dupla adulto (contra difteria e tétano) para pessoas não imunizadas. A vacina contra pneumonia (anti-pneumocócica) está disponível para casos específicos. Os idosos devem levar a carteira de vacinas. Aqueles que ainda não possuem o documento receberão uma caderneta na campanha.

O secretário municipal de Saúde, Gilberto Selber, orienta que as pessoas não vacinadas compareçam aos postos de vacinação nesta semana. "O problema não é só a gripe, mas as conseqüências que esta doença pode trazer para a saúde das pessoas com mais de 60 anos, tornando-se uma coisa mais séria. A vacina funciona de verdade e não faz mal nenhum", diz.

Selber informa que a vacina deve ser tomada todos os anos, pois o vírus da gripe muda a cada temporada e reforça que, esta semana, as doses continuam disponíveis nos 47 centros de saúde e 14 módulos de saúde da família, no horário de funcionamento de cada unidade.

Volta ao índice de notícias